Para Que Serve O Sal De Quinino?

Para que serve o sal de quinino

O quinino foi o primeiro medicamento a ser usado para tratar malária, tendo sido mais tarde substituído pela cloroquina, devido aos seus efeitos tóxicos e baixa eficácia. Porém, mais tarde, com a resistência do P. falciparum à cloroquina, o quinino voltou a ser utilizado, isolado ou em associação a outros medicamentos.

Laboratórios & Importadores

ChemSpider

Embora a quinina não seja muito utilizada atualmente, a sua árvore continua sendo fonte para a preparação de remédios tradicionais, como o chá de quina, devido às suas propriedades febrífugas, antimaláricas, digestivas e cicatrizantes.

Além disso, os compostos obtidos da planta quina, principalmente a quinina, também podem ser utilizado como aditivo amargo em alguns alimentos e bebidas, podendo ser encontrada, por exemplo, em algumas águas tônicas. No entanto, na forma de refrigerante, a quinina não se encontra em concentrações suficientes para ter efeito terapêutico.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais

4. Deficiência de glucose-6-fosfato desidrogenase (G6PD): Indivíduos com essa condição genética devem evitar o uso de quinino, pois podem desenvolver uma grave reação adversa conhecida como anemia hemolítica.

A quinina é uma substância que é extraída da casca de uma planta comum nos países da América do Sul, conhecida como quina ou, cientificamente, como Cinchona calisaya.

Redação

A água tônica é um tipo de refrigerante que contém na sua composição hidrocloreto de quinina, que dá o gosto amargo típico da bebida. Porém, as concentrações desta substância na água tônica são muito baixas, encontrando-se abaixo de 5 mg/L, não tendo qualquer efeito terapêutico contra a malária ou qualquer outro tipo de doença.

No passado, a quinina foi uma das substâncias mais utilizadas no tratamento da malária, mas desde a criação de outros medicamentos sintéticos como a cloroquina ou a primaquina, a quinina passou a ser usada apenas em alguns casos mais específicos de malária e sob orientação médica.

Para o tratamento da Babesiose, é usual associar-se outros medicamentos, como a clindamicina. As doses recomendadas são de 600 mg de quinina, 3 vezes por dia, durante 7 dias. Nas crianças recomenda-se a administração diária, por via oral de 10 mg/kg de quinina associada à clindamicina, de 8 em 8 horas. 

Quem não deve usar

Quem não deve usar

4. Reações alérgicas: Embora raras, algumas pessoas podem desenvolver reações alérgicas ao quinino, como erupções cutâneas, coceira, inchaço nos lábios, língua, rosto ou garganta, dificuldade em respirar e sibilos. Se ocorrerem esses sintomas, é necessário buscar assistência médica imediata.

3. Problemas cardíacos: Pessoas com histórico de problemas cardíacos, como arritmias, insuficiência cardíaca ou doença arterial coronariana, devem evitar o uso de quinino, pois pode aumentar o risco de complicações cardiovasculares.

Saúde Humana

É importante seguir rigorosamente as instruções do médico e a quantidade adequada de quinino prescrita. Normalmente, o medicamento é ingerido com água após as refeições para reduzir a probabilidade de efeitos colaterais gastrointestinais.

Wukipedia EN

Novos Fármacos

O quinino é um medicamento usado para tratar a malária e suas variantes, além de aliviar cãibras musculares. Possíveis efeitos colaterais incluem náuseas, zumbido nos ouvidos e distúrbios visuais.

Myhealthbox

PubChem

Equivalências Internacionais

A quina é utilizada popularmente na forma de chá, que pode ser feito com as folhas e a casca da planta. Para preparar o chá de Quina deve-se misturar 1 litro de água e 2 colheres da casca da planta, e deixar ferver por 10 minutos. Em seguida, deixar descansar por 10 minutos e beber no máximo de 2 a 3 xícaras por dia.

É importante que o uso da planta quina seja indicado pelo médico, pois quantidades excessivas dessa planta podem ter alguns efeitos adversos, como alteração dos batimentos cardíacos, náuseas, confusão mental, visão embaçada, tonturas, hemorragias e problemas no fígado.

Saúde Animal

Saúde Animal

3. Distúrbios visuais: Em casos raros, o quinino pode causar problemas visuais, como visão turva, alterações na cor da visão e dificuldade em enxergar no escuro. Esses sintomas geralmente são reversíveis após a suspensão do medicamento.

O quinino é uma substância natural encontrada na casca da árvore Cinchona, nativa das regiões tropicais da América do Sul. Por séculos, tem sido utilizada como um remédio eficaz para o tratamento da malária, uma doença causada pelo parasita Plasmodium transmitido pela picada do mosquito Anopheles.

O que é sal de quinino?

O sulfato de quinina é o quinino. É extraída da quina. A quinina, pó branco, inodoro e de sabor amargo, é uma substância utilizada no tratamento de malária e arritmias cardíacas. Além de ser um fármaco é utilizada como flavorizante da água tônica.

Quais os benefícios da água tônica de quinino?

A presença da quinina na água tônica favorece a regeneração da pele, reduzindo a acne e as rugas, auxilia na circulação do sangue, melhora a saúde do cabelo, entre outros benefícios.

Como beber água tônica?

Modo de preparo. Em um copo long drink cheio de gelo adicione o vermute. Complete o conteúdo com a água tônica e finalize com a fatia de limão.

Quantos Monster posso tomar por dia?

A dose máxima, segundo um estudo da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, é de 400 mg por dia. Portanto, é seguro consumir até quatro latas diariamente.

Quanto tempo dura o efeito do energético da Monster?

Após a ingestão do energético podem ocorrer efeitos que vão de 10 minutos a 1 dia, mas entre 5 e 6 horas ela reduz pela metade no organismo. 10 minutos: a cafeína entra na corrente sanguínea. 15 a 45 minutos: a cafeína alcança o pico na corrente sanguínea. 30 a 50 minutos: a cafeína foi absorvida por completo.

Quais são os benefícios do energético?

As vitaminas do complexo B presentes na maioria dos energéticos também contribuem para a redução do cansaço e da fadiga. Entre outros benefícios, os energéticos também contribuem para o desempenho mental, reduzem o cansaço e ajudam na concentração.

Porque sinto sono com o energético?

Como o energético age no corpo? O energético é composto, principalmente, pela cafeína e taurina. A cafeína age diretamente no cérebro, inibindo a ação da adenosina – hormônio responsável por provocar a sensação de cansaço e sonolência.

O que fazer para dormir depois de ter tomado energético?

Entre os itens que podem prejudicar seu sono, fique longe de chocolate, pimenta e gengibre. Já para acalmar e auxiliar na hora de dormir, você pode tomar chás de camomila, erva-cidreira, maracujá, erva-doce e valeriana.

Pode tomar Isotonico todo dia?

O consumo inadequado de bebidas isotônicas, segundo Raul Santo, é um erro grave, que pode levar ao agravamento de algumas doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. "Essas bebidas, como o nome já diz, são para quem pratica atividades físicas e precisam de uma reposição de sais e de energia", aponta o especialista.