A transesterificação é um processo de obtenção de um éster a partir de outro éster com álcool, sendo que a reação é catalisada na presença de ácidos ou bases fortes. As reações de transesterificação são aquelas em que se obtém um éster por meio de outro éster.
Esterificação de Fischer ou esterificação de Fischer–Speier é um tipo especial de esterificação pelo refluxo de um ácido carboxílico e um álcool na presença de um catalisador ácido.
Reação de substituição em que um alcano (R-CH3) reage com HNO3 (ou HO-NO2), formando nitrocomposto (R-CH2-NO2) e água (H-OH). A formação desses produtos ocorre em decorrência da saída de um hidrogênio do alcano e de um grupo hidroxila (OH) do ácido nítrico.
Ésteres são compostos orgânicos produzidos através da reação química denominada de esterificação: ácido carboxílico e álcool reagem entre si e os produtos da reação são éster e água.
Para que Servem os Ésteres? Os ésteres possuem cheiro e aroma agradáveis, daí decorre a sua principal aplicação. Eles são substâncias flavorizantes, ou seja, são utilizados para aromatizar artificialmente coisas como balinhas, sucos e xaropes.
De maneira geral, pode-se considerar que as nitrilas são obtidas pela substituição do hidrogênio do gás cianídrico (HCN) por um radical orgânico. ... O próprio gás cianídrico é considerado uma nitrila.
Nitrilas. As nitrilas são derivadas do ácido cianídrico pela substituição do átomo de hidrogênio pela cadeia carbônica. O nitrogênio realiza ligação tripla com carbono neste tipo de composto e é comum a presença do grupo cianeto (CN).
Em outras palavras, substâncias polares dissolvem em solventes polares e substâncias apolares dissolvem em solventes apolares. Portanto, no caso das nitrilas, elas possuem altos pontos de fusão e ebulição devido à grande polaridade do grupo –CN e elas são insolúveis em água.
Os compostos orgânicos se diferenciam dos demais através de certas propriedades, como: Solubilidade, Temperatura de fusão e ebulição e Combustibilidade. Vejamos do que se trata cada uma delas. Sabe-se que, para uma substância ser solúvel em outra, ambas precisam apresentar a mesma polaridade.
A maioria dos compostos orgânicos sofre fusão geralmente em temperaturas compreendidas entre 50 e 300ºC. Uma substancia orgânica pura geralmente possui um ponto de fusão bem definido, ou seja, a fusão ocorre em uma faixa estrita de temperatura.