Raiz: As raízes geralmente ficam debaixo da terra. ... A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo. A água e os nutrientes formam a seiva bruta, que é levada até as folhas por meio de vasinhos que ficam dentro do caule chamados de xilemas.
A jurubeba possui propriedades medicinais anti-inflamatória, descongestionante, digestiva, diurética, laxante, contra febre, protetora do fígado e tônico vascular, além de purificar o sangue e desobstruir o fígado e o baço.
Ferva os frutos com água e 2 colheres (sopa) de sal várias vezes, trocando a água (em torno de 5 ou 6 vezes). Esse processo ajuda a amenizar o gosto amargo do fruto. Em seguida, escorra bem e reserve até esfriar. Em um pote de vidro esterilizado da sua escolha, adicione os frutos de jurubeba já fervidos.
Os frutos dessa planta de sabor amargo são utilizados na fabricação chás, bebidas alcóolicas e conservas. A jurubeba também possui inúmeros benefícios para a saúde, como ação anti-inflamatória, descongestionante, digestiva, diurética, além de agir contra a febre, proteger fígado e ser um ótimo tônico vascular.
Todos têm valor medicinal, mas a maneira de se preparar cada um e potencializar a cura é diferente. Chá de folhas, frutos ou flores: ferva 1 litro de água e junte 2 colheres de sopa da erva picada. Abafe, coe e tome até 3 xícaras ao dia para tratar problemas de fígado, febres e debilidade do organismo.
Modo de preparar
A Jurubeba Leão do Norte foi criada em 1920, por Paulo da Costa Lima e Sinval Costa Lima, em Feira de Santana, inicialmente vendida em farmácias como tônico estomacal (digestivo), afrodisíaco e como medicamento auxiliar contra outros males, como febre amarela (devido às propriedades medicinais da jurubeba).
O uso medicinal da jurubeba-velame pode até ser bom, mas não estamos falando dela aqui; portanto, não confunda as plantas. – Solanum fastigiatum, também chamada de velame ou jurubeba-do-sul, bastante tóxica para animais (não duvide de que é tóxica para você também).
A catuaba selvagem é uma bebida feita à base de vinho tinto, com teor alcoólico de 16%. Outros ingredientes são suco de maçã, guaraná e marapuama. É importante lembrar que o álcool em doses elevadas prejudica fígado, coração e rins.
Misture três partes de catuaba para cada parte de água tônica e tenha uma bebida cheia de sabor (e com um nome muito mais legal). Além disso você pode misturar frutas cítricas, como limão, laranja ou tangerina para dar um tchan no drink.
Estudos realizados em animais observaram que a catuaba provoca vasodilatação no corpo cavernoso peniano de modo similar a um ativo do viagra. Além disso, a catuaba age particularmente na serotonina e dopamina, atuando como um antidepressivo e estimulante físico.
Por algum motivo desconhecido, a catuaba entrou para a moda nos últimos anos e se popularizou bastante. Seu gosto doce pode explicar como tanta gente gosta dela, mas a verdade é que a maioria das pessoas parece escolher a catuaba porque ela é barata e prática.
Os efeitos do excesso O tempo varia, mas em geral o corpo leva cerca de uma hora e meia para metabolizar cada dose, acima disso o consumo já é prejudicial.
Os efeitos colaterais da Catuaba estão relacionados com o seu consumo em excesso, sendo principalmente relacionado com o seu efeito no sistema nervoso, podendo haver dor de cabeça, tonturas, confusão mental e dificuldade de concentração, por exemplo.
Com efeitos a longo prazo, além de aumentar a libido, a planta estimula o sistema nervoso central, é usada contra insônia, nervosismo e melhora a memória. Pode ser usada para aumentar a libido em homens e mulheres, e os primeiros sinais são os sonhos eróticos e depois um grande aumento no desejo sexual.
A bebida comercial mais conhecida, a “Poderosa Selvagem” que se toma por aí tem uma mistura de 16,5% de álcool com vinho tinto doce, extratos de catuaba, guaraná e marapuama. ... Mesmo assim, por efeito psicológico ou pelos traços de catuaba na Poderosa Selvagem, há quem garanta que a libido aumenta logo no primeiro copo.
Uma bebida tipicamente brasileira, a Catuaba é preparada à base de extrato de Catuaba (uma planta), Guaraná e Marapuama (uma raiz amazonense), que é adicionado a uma dosagem de vinho tinto doce. Seu grau alcoólico é próximo de 16,5%.
A catuaba é indicada para ajudar no tratamento de cansaço, falta de memória, esgotamento mental, impotência, nervosismo, depressão e fadiga. Ela é também energética, afrodisíaca e tem ação tônica.
12 benefícios da Catuaba:
Primeiro se deve adicionar duas colheres de sopa de casca de catuaba em pedaços, em meio litro de água e colocar para ferver. Depois de passado o período de 3 minutos, deve se desligar o fogo e deixar em infusão antes de coar. Depois de totalmente coado o chá dessa planta medicinal está pronto para consumo.
Em duas semanas, com uma dose diária de 1g a 1,5g do extrato da planta, 62% dos pacientes com problemas na libido comprovaram que o tratamento, de fato, trouxe bons efeitos.
O chá de Marapuama usando cascas picadas e secas da planta pode ser preparado do seguinte modo:
Outros benefícios que a Marapuama pode auxiliar melhorar à circulação sanguínea, ansiedade e estresse, aumenta a energia. Sugestão de uso: Pode ser consumido misturando uma colher de sobremesa em um copo de 200ML de água ou suco até duas vezes ao dia.
Colocar as cascas de Marapuama em uma panela com 1 litro de água e deixar ferver durante 20 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo, tampe e deixe repousar durante aproximadamente 30 minutos ate amornar e coar antes de servir.