Eles alimentam-se principalmente de partículas sólidas encontradas na água e de compostos orgânicos nela dissolvidos. Outros representantes das euglenófitas possuem cloroplastos e são capazes de realizar o processo de fotossíntese.
As euglenófitas também conhecidas como euglenas, são algas unicelulares que se locomovem por meio de um flagelo e vivem principalmente em água doce, mas também em água salgada. ... Ela se reproduz por cissiparidade e, quando sua reprodução é intensa, a água pode adquirir uma coloração esverdeada.
Euglena é um gênero de algas unicelulares flageladas que podem ocorrer tanto como células livres ou em forma de colônia.
As crisófitas são uma grande divisão das algas, com mais de 11 000 espécies das quais cerca de 10 000 são diatomácias. Também denominadas algas douradas compreendem organismos unicelulares como os silicoflagelados, os cocólitos e as diatomáceas.
Excavata
Protozoários - Organismos do reino Protista são unicelulares e eucariontes. Os protozoários pertencem ao reino Protista, do qual também fazem parte as algas.
Os cloroplastos são organelas que ocorrem apenas nas células de vegetais e algas e são ricas em clorofila, um pigmento de coloração verde. Elas estão relacionadas com o processo de fotossíntese e, nas plantas, são encontradas principalmente nas folhas.
Cloroplasto é a organela onde se realiza a fotossíntese. Os cloroplastos distinguem-se bem dos restantes organelos da célula, quer pela cor, quer pela sua estrutura, geralmente laminar, possuem RNA, DNA e ribossomas, podendo assim sintetizar proteínas e multiplicar-se virando zé.
O cloroplasto é um tipo de cromoplasto especial: ele é verde, porque contém clorofila, e famoso por ser a organela responsável pela fotossíntese, processo pelo qual as plantas produzem seu próprio alimento. O vacúolo de suco celular é mais uma estrutura típica de células vegetais.
É dependente de substâncias produzidas na etapa fotoquímica, o ATP e o NADPH, que são utilizados na redução dos átomos de carbono do CO_2_2, incorporando-os em moléculas orgânicas, os carboidratos, onde o ATP fornece a energia, o NADPH os hidrogênios e o CO_2_2, o carbono e oxigênio.
É um processo realizado basicamente em duas etapas apenas por bactérias autotróficas para obtenção de energia. Na primeira etapa substâncias inorgânicas são oxidadas e na segunda etapa o gás carbônico passa por redução, levando à produção de compostos orgânicos.
No acaso da fotossíntese o gás carbônico e a água, através da energia solar, quebram suas moléculas e rearranjam-se novamente formando como produto a glicose e o oxigênio. As reações químicas da fotossíntese são complexas e existem pelo menos 50 reações intermediárias a essa equação geral.
a) Ao final da fase fotoquímica da fotossíntese vegetal, têm-se como produtos NADPH, ATP e gás oxigênio (O2). b) A energia armazenada ao final da fase fotoquímica na forma de ATP e NADPH é utilizada principalmente para a síntese de carboidratos a partir de CO2 durante a etapa química da fotossíntese.
Na fase clara, ocorre formação de ATP e NADPH2 que fornecerão, respectivamente, energia e elétrons para a fase escura, na qual a glicose é formada. A fotossíntese ocorre nas cianobactérias e, nos eucariotos, nos cloroplastos. ... Nas cianobactérias a fase clara ocorre na membrana plasmática.
Fotossíntese é um processo pelo qual ocorre a conversão da energia solar em energia química para realização da síntese de compostos orgânicos. A fotossíntese é a principal responsável pela entrada de energia na biosfera e é realizada por organismos denominados fotossintetizantes, como plantas e algas.
Fase clara ou fotoquímica: Quebra da água e liberação de oxigênio. Esta fase ocorre na membrana dos tilacoides e dela participam um complexo de pigmentos existente nos grana, aceptores de elétrons, moléculas de água e a luz.
A Fotofosforilação cíclica é uma reação que ocorre na fase clara da fotossíntese e necessita diretamente da energia luminosa. Ocorre nos tilacóides dos cloroplastos.
Esta fosforilação ocorre quando os elétrons fluem da molécula de água até o NADP+ em um sistema acíclico. Daí o nome de fosforilação acíclica (Figura 1) ou aberta, uma vez que os elétrons não mais retornam ao sistema. ... Moléculas adicionais de ATP podem ser formadas através da fosforilação cíclica.
Explicação: na fotofosforilação CÍCLICA, há formação de ATP, por meio da clorofila A. Já na fotofosforilação ACÍCLICA , há, também, a formação de ATP, mas forma NADPH2.