Os lipídios apresentam em comum na sua composição serem compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio. Mas podem conter nitrogênio, fósforo e enxofre. Os ácidos graxos são os lipídios mais conhecidos, deles derivam os óleos e as gorduras e eles são derivados de hidrocarbonetos, são ácidos carboxílicos.
Dentro das células intestinais, os ácidos graxos se juntam à proteína intestinal, que aumenta a sua solubilidade. ... Nesse processo, os lipídios podem ficar armazenados nos adipócitos ou serem degradados, transformando-se em ácidos graxos livres e glicerol. A oxidação dos ácidos graxos é o processo que produz energia./span>
Durante a realização do exercício físico ocorre aumento da taxa de lipólise no tecido adiposo, especialmente no treinamento aeróbio, que resulta em aumento significativo na oxidação de AGL, no volume mitocondrial, assim como na atividade de suas enzimas.
Os exercícios anaeróbicos são o contrário dos aeróbicos, compondo-se de alta intensidade e curta duração. ... Caracterizam-se por não utilizar o oxigênio para a promoção de energia pois é gerada através do tecido vivo. Seu principal público são pessoas em busca de ganho de massa muscular.
- Sistema Anaeróbico Aláctico ou ATP-CP: Produção de energia a partir da utilização dos estoques de um composto armazenado dentro das células musculares, a creatina-fosfato ou CP, que aumenta na proporção direta do aumento da massa muscular, e sustenta principalmente as atividades de alta intensidade e curta duração./span>
Os ácidos graxos oxidados no músculo esquelético durante o exercício são derivados principalmente dos triacilglicerídeos do tecido adiposo e dos depósitos intracelulares do tecido muscular (14).
A síntese de ácidos graxos é realizada, por exemplo, quando há excesso de glicose. A energia da glicose pode ser armazenada na forma de triacilgliceróis. Parte da glicose é utilizada, na via das pentoses fosfato para a produção do NADPH.
A medida que o exercício de intensidade moderada evolui para uma intensidade maior, a necessidade de uma alta concentração de glicose -6-fosfato (proveniente do glicogênio muscular e da glicose muscular) inibem a hexoquinase, enzima que converte a glicose muscular em glicose-6-fosfato.