EQST

Como Ocorreu O Processo De Renovaço Do Serviço Social No Brasil E Com Qual Objetivo?

Como ocorreu o processo de renovaço do Serviço Social no Brasil e com qual objetivo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como ocorreu o processo de renovação do Serviço Social no Brasil e com qual objetivo?

A classe trabalhadora havia descoberto o seu poder, mantendo fortes vínculos entre lideranças e bases, e os assistentes sociais são parte desse processo. ... Elas remontam ao movimento de reconceituação do Serviço Social (1965 e 1975), que cria bases materiais, intelectuais e políticas à sua renovação.

O que significa a palavra reconceituação?

substantivo feminino Ação ou efeito de reconceituar; em que há ou ocorre uma nova conceituação. Etimologia (origem da palavra reconceituação). Re + conceituação.

Qual foi a primeira perspectiva no processo de renovação do serviço social no Brasil?

O primeiro momento trata-se da perspectiva modernizadora; que buscava adequar o Serviço Social, enquanto instrumento de intervenção inserido no arsenal de técnicas sociais a ser operacionalizado no marco de estratégias de desenvolvimento capitalista, às exigências postas pelos processos sociopolíticos emergentes no pós ...

Como se deu o início do serviço social?

O Serviço Social é uma profissão que possui um interessante processo histórico. ... Assim, surgiu em 1936 a primeira Escola de Serviço Social, em São Paulo, coordenada por Albertina Ferreira Ramos e Maria Kiehl, ambas sócias do Centro de Estudos de Ação Social, vinculado a Igreja Católica.

Quando começou o serviço social no mundo?

A primeira escola de Serviço Social do mundo surge em Amstardã, em 1899. Para resolver a questão do disciplinamento do tempo do operário, as Ligas das Senhoras Ca- tólicas em São Paulo, e a Associação das Senhoras Brasileiras no Rio de Janeiro, vão ficar responsáveis pela educação dos trabalhadores.

Qual foi a doutrina que influenciou o serviço social?

Analisando o contexto no qual se originou a categoria profissional Serviço social, pode-se perceber o quanto a mesma no decorrer de sua construção, sofreu influências de diversas vertentes teóricas, sendo as principais, o positivismo, a fenomenologia e a que fundamenta a maior parte da prática dos assistentes sociais, ...

Qual foi a influência do tomismo no serviço social?

A presença do neotomismo no Serviço Social marca profundamente a profissão desde a fundação da primeira escola de Serviço Social no Brasil. ... Toda a visão de homem e de sociedade adotada na profissão se dará a partir da visão católica, tendo como sustentação filosófica o neotomismo.

Quais as principais correntes Teórico-metodológicas do serviço social?

A questão dos métodos são discutidos e estudados por grande parte da categoria, expressando-se em três principais correntes: Positivismo, Marxismo e Fenomenologia, entre outras, que são tidas pela profissão ao longo do seu processo de ruptura com o conservadorismo.

Quais as atividades são consideradas como Protoformas do serviço social na França?

Uma identidade atribuída pelas classes dominadas, Estado e Igreja, preocupados com os problemas e a reação da burguesia. Quais as atividades são consideradas como protoformas do Serviço Social na França? Resposta Selecionada: b. Supervisoras de fábrica e visitadoras sociais.

Em que ano surgiu o Serviço Social na Europa?

As Escolas de Serviço Social européias não datam todas na mesma época. ... Do início do século XX até os anos vinte, foram registrados outros sete casos de surgimento de cursos de serviço social: França (1907), Suíça (1908), Suécia (1910), Áustria (1912), Finlândia (1918), Noruega (1920) e Bélgica (1920).

Quais os fundamentos do serviço social?

Este núcleo dos Fundamentos se expressa no conjunto da produção profissional através da: adoção da teoria social marxista no plano da formação e do exercício profissional, com repercussões na produção acadêmica; abordagem da questão social como base de fundação sócio- histórica da profissão e matéria de trabalho ...

O que é fenomenologia para o serviço social?

Ou seja, a fenomenologia, visa descrever os fenômenos tais como são vividos. Dessa forma, a fenomenologia é relativa, refletindo sobre o homem (o que importa é o sujeito social que vive a ação) e a compreensão e análise da consciência, no campo das ciências humanas.

O que você entende por fenomenologia?

A fenomenologia é uma orientação do pensamento europeu, a qual submeteu a concepção positivista a uma crítica radical do que se apresenta ao ser. O termo fenomenologia significa estudo dos fenômenos, daquilo que aparece à consciência, buscando explorá-lo.

Qual a diferença entre a perspectiva positivista e a fenomenológica?

Enquanto o programa positivista deixa-nos, para o estudo do homem, confinados, do ponto de vista metodológico, a uma lógica indutiva, segundo a qual conhecer consiste em descrever, pela observação positiva dos fatos, a regularidade desses fatos, a abordagem fenomenológica nas ciências humanas convida-nos para uma ...

Como as coisas do mundo se apresentam a consciência o filósofo alemão pretende perscrutar essa aparição no sentido de captar a sua essência aquilo que o objeto é em si mesmo isto é ir ao encontro das coisas em si mesmas Husserl 2008 p 17?

Como as coisas do mundo se apresentam à consciência, o filósofo alemão pretende perscrutar essa aparição no sentido de captar a sua essência (aquilo que o objeto é em si mesmo), isto é, “ir ao encontro das coisas em si mesmas” (HUSSERL, 2008, p. 17).

O que é a intencionalidade para Husserl?

Este termo é um conceito filosófico preciso. O termo foi mais tarde usado por Edmund Husserl, que defendeu que a consciência é sempre intencional. ... A intencionalidade distingue a propriedade do fenómeno mental: ser necessariamente dirigido para um objecto, seja real ou imaginário.

Que é a intencionalidade da consciência?

Como se sabe, a consciência não é concebida na fenomenologia como um em si, como algo independente do mundo, dos outros e dos objetos. A concepção de uma consciência intencional implica no fato da consciência ser sempre consciência de, consciência aberta ao mundo, sempre consciência de algo.

Quais são os três tipos de Fenomenologia?

Pressupostos

  • A redução Fenomenológica.
  • Consciência e Intencionalidade.
  • A Redução Eidética.
  • A Intuição do Invariante.
  • Redução Transcendental.
  • Fenomenologia e Fenomenalismo.
  • Max Scheler.
  • Heidegger.

Quais são os três modos dos fenômenos na consciência humana?

São eles: 1) investigação de um fenômeno particular, 2) investigação de essências gerais, 3) apreensão de relações essenciais entre constituintes do fenômeno, 4) observação de modos de aparecimento do fenômeno, 5) observação da constituição do fenômeno na consciência, 6) suspensão de crenças na existência do fenômeno, ...

Quais as duas etapas do método fenomenológico?

O Método Fenomenológico Proposto por Edmund Husserl e o Caso Escola Base. ... SUMÁRIO: Introdução; 1 O caso da Escola Base; 2 Do psicologismo à fenomenologia; 3 Primeira aproximação do método fenomenológico proposto por Edmund Husserl; 4 Segunda aproximação do método fenomenológico; Conclusão; Referências.

O que é método fenomenológico de pesquisa?

Amatuzzi (2009, p. 5) afirma que a pesquisa fenomenológica é uma forma de pesquisa qualitativa que “designa o estudo do vivido, ou da experiência imediata pré-reflexiva, visando descrever seu significado; ou qualquer estudo que tome o vivido como pista ou método.

O que é uma pesquisa fenomenológica hermenêutica?

Resumo: Dentro de uma visão de pesquisa qualitativa e transdisciplinar, a hermenêutica fenomenológica é definida como uma postura, uma maneira de entender e expressar a percepção sobre os acontecimentos que ocorrem entre os sujeitos envolvidos nas vivências na realidade.