Resposta. Resposta: A carga adquirida por um átomo que perde 3 * 10 ¹⁹ elétrons é de 4,8 Coulomb. Lembrando que, a carga total de um átomo depende do número de prótons (cargas positivas) e elétrons (cargas negativas) que o compõem.
A carga adquirida por um átomo que perde 3.
Verificado por especialistas A carga adquirida por um átomo que ganha 2.
É importante dizer que um corpo nunca perde ou ganha prótons. Isso porque os prótons estão localizados na parte central, ou seja, no núcleo do átomo. Quando um corpo tem excesso de elétrons dizemos que ele ganhou elétrons. Mas quando o corpo tem excesso de prótons dizemos que ele perdeu elétrons.
No entanto, quando ele perde ou ganha elétrons dizemos que está eletrizado. Quando um corpo possui uma maior quantidade de cargas positivas, dizemos que perdeu elétrons, e por isso está eletrizado positivamente. Obs.: Um corpo nunca ganha prótons, porque está localizado na parte central do núcleo do átomo.
Um corpo se torna eletrizado quando seus átomos tiverem uma quantidade de elétrons maior ou menor que a de prótons. Os átomos que têm excesso ou falta de elétrons são chamados íons. ... → Corpo eletrizado negativamente: tem um número maior de elétrons que de prótons em sua composição. O corpo tem excesso de elétrons.
Verificado por especialistas. Um corpo eletrizado positivamente , podemos afirmar que que o corpo possui mais prótons do que elétrons. Assim, um corpo, originalmente neutro, que assume uma carga positiva, perdeu um determinado número de elétrons.
Um corpo eletrizado tem carga positiva quando o número de elétrons é menor que o número de prótons. Um corpo eletrizado tem carga negativa quando o número de elétrons é maior que o número de prótons. Caso o corpo seja neutro, o número de elétrons é igual ao número de prótons. A carga elétrica pode ser quantizada.
Verificado por especialistas. O corpo neutro deve ceder 10²⁰ elétrons. A carga elétrica é uma grandeza física que expressa o valor de uma propriedade intrínseca à matéria que está relacionada as suas partículas elementares (prótons, nêutrons e elétrons).
Imagine um corpo que tivesse um mol de átomos e que cada átomo perdesse um elétron. Esse corpo ficaria eletrizado com uma carga, com Coulombs, igual a: (dados carga do elétron=1,6.
Na eletrização por contato, os corpos condutores ficam eletrizados com cargas de mesmo sinal, e não necessariamente em mesma intensidade. Na eletrização por contato, a soma das cargas dos corpos é igual antes e após o contato, se o sistema for eletricamente isolado.
Se os dois corpos tiverem o mesmo sinal de carga haverá uma força de repulsão entre os mesmos. Se os dois corpos tiverem cargas opostas haverá uma força de atração entre os mesmos. Um corpo eletrizado é um corpo que possui número de elétrons diferente do número de prótons.
Verificado por especialistas Na eletrização por atrito, quando inicialmente neutros, um deles ficará com carga positiva e o outro com carga negativa. Na eletrização por contato, um eletrizado e outro neutro, inicialmente, o corpo neutro vai adquirir a mesma carga do corpo eletrizado.
Corpos neutros são aqueles que apresentam a mesma quantidade de prótons e elétrons, uma vez que essas são as partículas subatômicas dotadas de carga elétrica. Todos os processos de eletrização consistem em retirar ou fornecer elétrons a um corpo.
Pode sim, pois um corpo neutro possui a mesma quantidade de elétrons e prótons então digamos que você aproxime um corpo carregado negativamente de um neutro os prótons do corpo neutro serão atraidos pelos eletrons do outro corpo, e os eletrons do corpo neutro serão repelidos.
Geralmente quando um corpo qualquer apresenta o número de prótons igual ao de elétrons dizemos que esse corpo está eletricamente neutro, ou seja, o corpo possui carga total igual a zero.
Um corpo eletrizado positivamente tem maior número de prótons do que de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja positiva. Fique atento: ... Quando na verdade um corpo está positivamente carregado se ele perder elétrons, ficando com menos carga elétrica negativa.