Os proprioceptores são receptores encontrados mais internamente na musculatura, aponeuroses, tendões, ligamentos, articulações e no labirinto, apresentando função reflexa locomotora e postural. Podem produzir impulsos conscientes ou inconscientes.
Os proprioceptores são órgãos sensitivos localizados nos músculos, tendões e ligamentos. Eles recebem e transportam para o sistema nervoso central informações sobre tensões, pressões ou distensões nas variadas partes do corpo, para que o cérebro decida como reagir e manter o equilíbrio.
A contração fásica é dividida em contração isotônica na qual o músculo muda de comprimento quando há produção do movimento e a contração isométrica que não provoca mudança no comprimento do músculo, assim o movimento em si não ocorre o que ocorre na verdade é um aumento da força e assim é chamada de tensão muscular.
Os parâmetros utilizados na corrente russa foram: Frequência ( f ): 30hz, Ciclo: 50%, Rise: 2s, On: 6s, Decay:2s, Off: 20s, modo sincronizado, com a duração de quarenta minutos na região do glúteo máximo e a intensidade a ser colocada respeitou o limite de tolerância da voluntária.
Uma frequência mais baixa (30 a 50 Hz) tende a selecionar mais as fibras tônicas ou vermelhas do tipo I, sendo que a frequência mais alta (50 a 80 Hz) pode selecionar mais fibras fásicas ou brancas do tipo IIb, apesar de ainda persistir certa divergência na literatura.
Através de uma roupa especial, com eletrodos colados e interligados em um aparelho, são promovidos estímulos elétricos que geram uma contração involuntária dos músculos, ativando diversas regiões do corpo enquanto o aluno pratica as atividades orientadas pelo professor.
A eletroterapia (estimulação elétrica transcutânea) é um recurso terapêutico amplamente utilizado pela fisioterapia através da aplicação de correntes elétricas de baixa intensidade por via trancutânea.
A eletroterapia estética consiste no uso de aparelhos que utilizam estímulos elétricos de baixa intensidade para melhorar a circulação, o metabolismo, a nutrição, e a oxigenação da pele, favorecendo a produção de colágeno e elastina, promovendo o equilíbrio manutenção da pele.