Esperança vazia; crença sem fundamento; utopia. Etimologia (origem da palavra devaneio). Do espanhol devaneo; forma regressiva de devanear, divagar, conceber na imaginação.
Significado de Divagação Ação ou efeito de divagar, de caminhar sem direção certa. Etimologia (origem da palavra divagação). Divagar + ção.
Podemos utilizar as palavras devaneio ou desvaneio sempre que quisermos referir o estado de espírito resultante do sonho, da fantasia, da imaginação e da esperança vã. A palavra devaneio é tida como a mais correta e socialmente aceite, sendo a mais utilizada.
As pessoas costumam apresentar devaneios quando estão em estado de delírio ou com perda da razão, seja por motivos psicológicos ou patológicos, como febres altas, por exemplo. Alguns psicólogos acreditam que os devaneios são manifestações do subconsciente humano, assim como acontece com os sonhos.
Ou seja, utiliza-se sempre onde para se referir a lugares, mas pode substituir-se por em que ou no qual, permanecendo a frase correta do ponto de vista gramatical e semântico. O mesmo não acontece com em que e no qual, que devem ser aplicados em situações que não se referem a lugares.
Os pronomes que, quem, qual e quanto denominam-se pronomes interrogativos, uma vez que são usados para formular uma pergunta (directa ou indirecta). Cada um destes exprime um valor próprio.
Significado de Qual [Gramática] Refere-se ao que vem antes, juntamente com o artigo definido que o precede: o diretor ao qual você faz referência se demitiu. [Gramática] Pode estabelecer uma relação de comparação; em relação a: falou críticas as quais não se pode apagar.
/Dúvidas /Qualquer ou qual quer? A forma correta de escrita é qualquer quando nos referimos ao pronome; no entanto “qual quer” pode surgir desta forma dependendo do contexto. Ou seja, o pronome qualquer não tem separação de termos.
Quaisquer é um caso diferenciado na formação de plural em nossa língua. ... Pois esse é um caso raro em nossa língua, em que a partícula do plural, o “s”, foi levada para o interior da palavra: ♦ Qualquer é singular, quaisquer é plural.
A principal diferença entre "qualquer" e "quaisquer" é que o primeiro está no singular e o segundo no plural, mas ambos possuem o mesmo significado. Desta forma, o correto é "quaisquer dúvidas".
Qualquer coisa ou qual quer coisa?
Resposta. Classe gramatical: pronome. Está sendo utilizado para nomear algo ou alguém que não possui especificação nem determinação.