EQST

Quais So Os Surfactantes?

Quais são os surfactantes?

Como dito, os surfactantes são moléculas anfifílicas que possuem partes hidrofóbicas e hidrofílicas. A cauda hidrofóbica é um hidrocarboneto, fluorocarbono ou siloxano. Os surfactantes são normalmente classificados com base em sua cabeça polar, pois as caudas hidrofóbicas são geralmente semelhantes.

O que são tensoativos aniônicos catiônicos e não iônicos?

TENSOATIVOS ANIÔNICOS USADO NA LIMPEZA EM GERAL. ... Enquanto os catiônicos possuem carga positiva, os anfóteros apresentam carga positiva e/ou negativa de acordo com o pH, os não iônicos não possuem carga e os tensoativos aniônicos têm carga negativa.

O que é surfactantes aniônicos?

Surfactantes aniônicos são moléculas que possuem cabeça polar do tipo aniônica, ou de carga negativa, e como principal representante desta classe encontra-se o dodecilsulfato de sódio (SDS).

O que significa Anionico?

Aniônicos Diz-se de agentes tensioativos que possuem grupamentos funcionais e que fornecem íons negativos. "Um tensoativo aniônico é um agente tensoativo, como um surfactante que possui um ou mais grupos funcionais que ionizados em solução aquosa produz íons ..."

O que quer dizer Cationico?

O cátion ou catião é um íon com carga positiva. É qualquer espécie monoatômica ou poliatômica cuja carga seja igual ou um múltiplo da carga do proton. É formado pela perda de elétrons da camada de valência de um átomo (ionização).

O que são os surfactantes?

Os compostos tensoativos ou surfactantes são substâncias orgânicas que apresentam como característica principal o fato de terem um comportamento anfifílico, ou seja, podem interagir tanto com substâncias polares quanto apolares.

Quando o corpo produz surfactante?

O surfactante é produzido ao longo do amadurecimento dos pulmões do bebê, ainda no útero materno, após cerca de 28 semanas. Por isso, bebês prematuros que nascem antes deste período, ainda podem não ter a produção suficiente desta substância, o que causa a síndrome do desconforto respiratório infantil.

Quem produz o líquido surfactante?

O surfactante é produzido no pneumócito tipo II. Os fosfolipídeos e as proteínas SP-B e SP-C são sintetizados no retículo endoplasmático rugoso, onde são armazenados; inicialmente, no complexo de Golgi, e, posteriormente, nos corpos lamelares.

Qual a função do Pneumocito tipo 1 e 2?

Os pneumócitos tipo I são células pavimentosas, com pequena quantidade de citoplasma. Essa característica facilita a passagem de gases. Os pneumócitos tipo II são células ovais e volumosas. ... A função do surfactante é manter os alvéolos abertos e auxiliar na difusão dos gases pela membrana alveolar.

O que são Pneumócitos tipo 1?

Pneumócito tipo I é uma célula do tipo pneumócito, também chamadas de pneumócitos membranosos encontrada no pulmão. São responsáveis pela troca gasosa nos alvéolos pulmonares e cobrem a maioria da área de superfície alveolar (> 95%).

Qual a função do Pneumocito tipo 2?

Os pneumócitos do tipo II são responsáveis pela secreção do surfactante pulmonar, o qual apresenta como função reduzir a tensão superficial dos alvéolos, reduzindo a força para a inspiração e garantindo maior facilidade na respiração.