O órgão renovou o alerta para inundações, que já está valendo desde o dia 18 e monitora o risco de deslizamentos até a próxima sexta-feira. A prefeitura decidiu manter as comportas do sistema de contenção do Guaíba fechadas nesta quarta-feira.
O alerta para o rio dos Sinos, emitido na quarta-feira (6/9) pela Defesa Civil, tem vigência até a tarde desta quinta. Segundo a Sala de Situação, esse alerta deve ser renovado porque, em São Leopoldo, o rio está em elevação.
O Guaíba sobe e assusta em Porto Alegre. O nível na régua do Cais Mauá atingiu nesta segunda-feira 2,76 metros, a terceira maior cota observada desde a grande enchente de 1941, somente atrás dos 3,13 metros de 1967 e os 2,97 medidos pela MetSul no Cais Mauá em outubro de 2015.
Porto Alegre enfrenta o setembro mais chuvoso de sua história com 383,4 mm até 9h de hoje. O recorde anterior de precipitação para o mês era de 362,7 mm em 1926. Não é a chuva que cai em Porto Alegre, porém, que gera cheia no Guaíba.
Chove até parte da quarta-feira em Porto Alegre, mas esta terça-feira terá chuva por vezes forte a intensa na área da capital e imediações. Chuva forte na cidade causa um aumento do nível de curta duração, mas que não se sustenta. O que determina que o nível siga alto é vazão de rios, primordialmente.
A água alcançou a orla e alagou ruas. O Cais Mauá, que fica no centro histórico de Porto Alegre, foi inundado, algo que só aconteceu outras 3 vezes nos últimos 80 anos. Mais de 130 pessoas foram acolhidas em abrigos.
Entenda a seguir, ponto por ponto, por que a ação da Prefeitura de Porto Alegre foi correta e saiba o que pode ocorrer com o nível do Guaíba nos próximos dias com mais chuva e perspectiva de vento do quadrante Sul com um ciclone.
No ano passado, o Brasil registrou cerca de 23 mortes violentas intencionais para cada grupo de 100 mil habitantes. Na região da Amazônia Legal, foram quase 34 mortes para cada por 100 mil. Uma taxa 45% mais alta.
O prefeito da capital Sebastião Melo anunciou o fechamento preventivamente do sistema de comportas para evitar que a inundação do Guaíba atinja a área central da cidade, caso o nível alcance ou passe de 3,00 metros no Cais Mauá.
O evento acontece no Rio de Janeiro, na segunda (4) e terça-feira (5), antes do encontro dos líderes dos países que compõem o Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
O rio Ibirapuitã, em Alegrete, que estava apresentando limiar de alerta, entrou em declínio, mas seguirá sob monitoramento, devido às previsões de chuvas no Sul e na Campanha. Diante dessas precipitações, é possível que esse rio apresente alguma resposta mais significativa.
Só que diferentes destes casos, em que há um só curso d´água, o Guaíba é a soma de vários rios. Jacuí e Taquari respondem por grande parte da vazão. Mas não para por aí. A equação ainda envolve chuva na área de Porto Alegre, o nível da Lagoa dos Patos e a direção e intensidade de vento.
A declaração foi dada neste sábado (2), em mais um evento com líderes mundiais, durante a COP28, nos Emirados Árabes. Na reunião do G-77 sobre mudanças do clima, o presidente brasileiro se disse “incomodado” com a situação dos conflitos, incluindo entre Rússia e Ucrânia. Um dia após se reunir com o secretário-geral da ONU, Antônio Guterrez, Lula voltou a criticar o Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Melo anunciou a decisão após uma reunião extraordinária. As primeiras comportas fechadas foram a P3, na frente do Tribunal de Contas de Estado, e a P4, na avenida Sepúlveda. Também serão colocados sacos de areia nos portões já fechados.
As bacias do Ibicuí e do Médio Uruguai estão com estações em alerta. O rio Uruguai, em São Borja, apresenta uma lenta, mas persistente, elevação. Há possibilidade de emissão de alerta, nesta quinta, para inundação em São Borja, mas sem grandes proporções.
O Gravataí, que apresenta uma elevação considerada bastante lenta, subindo menos de um centímetro por hora, deve entrar em estabilidade e depois em declínio, nos próximos dias.
O nível do Guaíba é determinado pela vazão de vários rios que desembocam no Delta do Jacuí, junto à capital. São os casos do Jacuí, Taquari-Antas (que encontra o Jacuí pouco antes de Porto Alegre), Sinos, Gravataí e Caí. Nas bacias destes rios, a chuva deste mês varia entre 400 mm e 600 mm.
Esta é a grande preocupação no atual estágio da cheia do Guaíba. Há precedentes de o nível subir até 20 cm a 30 cm em poucas horas sob vento Sul forte a intenso. O nível de vazão atualmente não está aumentando muito. O Jacuí, inclusive, baixou no Centro do estado. O Taquari teve um pequeno repique de cheia, mas grande parte desta vazão já alcançou Porto Alegre.
O rio Guaíba está localizado no território do Rio Grande do Sul, região de Porto Alegre.
12 m
1,40 m.
496 km²
rios Jacuí
Nascente do Rio Gravataí - Banhado Grande. As águas dos rios Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí desembocam no Delta do Jacuí, formando o Lago Guaíba que banha os municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Viamão.
Rio da Prata
A pessoa que nasce em Porto Alegre recebe o nome de porto-alegrense. A cidade de Porto Alegre, considerada a capital dos gaúchos, localize-se no estado do Rio Grande do Sul. Desta forma, as pessoas que nascem em Porto Alegre também são chamadas de gaúchas. Os termos "porto-alegrense" e "gaúcho" são adjetivos pátrios.
substantivo feminino [Brasil] Brejo ou pântano de grande profundidade.
O Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros com maior disponibilidade de águas superficiais. Seu território é drenado por uma densa malha hidrográfica superficial e conta com 3 grandes bacias coletoras: a bacia do Uruguai, a do Guaíba e a Litorânea.
Banhado Grande
O rio Gravataí é a principal alavanca para o desenvolvimento de toda a região. Deste manancial hídrico, é realizada a captação de água para o abastecimento público de quase um milhão.
Segunda definição encontrada de "gravatai" Indivíduo nascido ou que vive em Gravataí (RS). ... relativo a Gravataí; o natural ou habitante dessa cidade do Estado do Rio Grande do Sul., F.
Quatro meses depois, em 23 de outubro de 1880, foi instalado de forma oficial o município de Gravataí; que tem origem na língua guarani, onde gravatá é o nome de uma espécie de Apiácea, embora erroneamente classificado como Bromeliácea, abundante na região, enquanto que "hy" significa rio na linguagem nativa.
Gravataí completa nesta sexta 140 anos de emancipação política e administrativa. Um decreto assinado pelo prefeito Marco Alba (MDB) em 2016 fez do 23 de outubro, oficialmente, a data de aniversário de Gravataí, com a fundação do município documentada em 1880 e não mais 1763, um hiato histórico de 117 anos.
Rio Grande do Sul
Os primeiros habitantes da região foram os índios Carijós, mas a formação da Aldeia dos Anjos foi fruto da chegada de mais de mil índios missioneiros no ano de 1763.
Este anexo reúne os bairros do município brasileiro de Gravataí, no estado do Rio Grande do Sul. A cidade está subdividida em cerca de 70 bairros, sendo o mais populoso o Morada do Vale 2, com aproximadamente 40 mil habitantes.
Prefeito
População | |
---|---|
População estimada [2020] | 283.
Quais são os distritos de Gravataí?Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 7 distritos: Gravataí, Barnabé, Barro Vermelho, Dom Feliciano, Glorinha, Ipiranga e Morungava. Quais municípios fazem divisa com Gravataí?A 22 quilômetros de Porto Alegre, tem uma área total de 497,82 Km2, sendo 121,37 Km2 de área urbana e 376,45 Km2 área rural. É servida por três estradas estaduais e uma federal e está localizada no coração do Mercosul. Faz divisa com os municípios de Cachoeirinha, Alvorada, Glorinha, Taquara, Sapucaia e Novo Hamburgo. Quantos bairros tem a cidade de Cachoeirinha RS?O distrito é dividido em 24 bairros, são eles: Vila Nova Cachoeirinha; Vila Cachoeirinha; Vila P Rosa Branca; Vila dos Andrades; Vila Celeste; Vila Paulo Raveli; Vila Roque; Vila Rita; Jardim Nossa Sra. |