O valor é geralmente até 1/4 do salário mínimo. Já para a procuração privada, o valor é bem mais baixo, cerca de 5% ou menos do salário mínimo vigente, valor correspondente ao registro e reconhecimento de firma dos envolvidos.
Quem concede a procuração é chamado de outorgante e quem recebe a procuração é denominado outorgado. O documento é indispensável em casos como representação para analfabetos, em instituições bancárias, na habilitação do casamento, entre outras situações.
A procuração poderá ser ad judicia e/ou ad negotio (et extra). ... A procuração ad judicia é a procuração judicial e a ad negotio é a procuração que tem por finalidade a outorga de poderes para administrar negócios, atividades empresariais ou ainda conferir outros mandatos decorrentes da mesma atividade.
3) O que são poderes especiais? Uma procuração simples confere poderes gerais de representação, mas existem certos poderes que o art. 105 do Código de Processo Civil aponta como especiais. Isso significa que o mandatário (o advogado) só os têm se eles estiverem expressamente previstos na procuração.