As ferramentas de auditoria, portanto, são instrumentos que o auditor possui para atingir suas metas, definidas no planejamento de auditoria, independente do tipo de auditoria praticada. As ferramentas de auditoria podem ser classificadas em generalistas, especializadas e de utilidade geral.
As inúmeras classificações e formas de apresentação das Técnicas de Auditoria são agrupadas nos seguintes tipos básicos:
São elas:
Em outras palavras, Auditoria é um “exame” de demonstrativos contábeis, que quando efetuado por auditor independente, serve para consubstanciar uma opinião que este deverá expressar sobre os mesmos.
A auditoria da disponibilidade tem por objetivo verificar e determinar a existência das disponibilidades da empresa nas contas Banco, Caixa ou com terceiros e se de fato essas contas pertencem à empresa auditada, verificar se são utilizados os princípios da contabilidade geralmente aceitos para o seu registro.
A auditoria de caixa e bancos permite ao auditor em apenas um tipo de levantamento uma visão global do movimento comercial da empresa. ... O levantamento das disponibilidades de forma correta , proporciona ao auditor fiscal uma visão abrangente do movimento comercial da empresa auditada.
Como fazer conciliação bancária: Passo a passo
Para realizar a auditoria dos caixas deverá selecionar a filial que deseja fazer auditoria nos caixas diários, a data de fechamento dos caixas que deseja fazer auditoria. Após selecionada a data, clique no botão "Procurar" para listar os caixas fechados na data informada.
Para se tornar um auditor financeiro é necessário ser graduado em Ciências Contábeis. Esse curso tem duração de quatro anos e é ofertado em muitas universidades do país. Como é bastante difundido, já pode ser feito tanto presencialmente quanto a distância, por meio do EAD.
Como elaborar um relatório de auditoria interna?
03- Quais empresas são obrigadas a passar pelo procedimento de auditoria? A legislação determina a obrigatoriedade da auditoria externa para empresas que têm capital aberto, atividades reguladas ou faturamento acima de R$ 300 milhões ou patrimônio maior que R$ 240 milhões.
Em relação às Instituições Financeiras, estas estão sujeitas à auditoria a cada seis meses, da mesma maneira que as empresas de seguros, bem como as empresas de capital aberto com ações comercializadas em Bolsa, que devem ser auditadas uma vez ao ano (IAVELBERG, 2010).
A auditoria independente das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a adequação com que estas representam a posição patrimonial e financeira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio líquido e as origens e aplicações de recursos ...
As auditorias, portanto, são empresas especializadas em realizar um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas por outras empresas, olhando sobretudo para os registros da contabilidade – averiguando veracidade e consistência desses dados, e se as operações financeiras estão de acordo com os padrões ...