A radiografia de tórax pode ser feita com roupa, desde que livre de metais e botões muito densos, pois podem aparecer na imagem como "artefato", atrapalhando o diagnóstico. Por isso, é comum o profissional de radiologia solicitar que a paciente tire colares, brincos e sutiãs (por conta da armação de ferro no interior).
Segurança em aeroportos As técnicas do raio X não podem somente detectar a diferença entre o metal e os metalóides, como fez quando foi confiado primeiramente sobre como um elemento da segurança mas agora, com a revelação da difracção de raio X, ele podem reconhecer a presença de determinados elementos e substâncias.
A Polícia Federal instalou no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), um equipamento capaz de detectar entorpecentes e explosivos em pessoas que viajam para fora do país. A máquina dispara jatos de ar que desprendem partículas do corpo, da roupas e de bagagens dos passageiros.
"Já passei muitas vezes com drogas: cocaína, marijuana, LSD, haxixe… de tudo. A maioria das vezes passei-as dentro dos bolsos e ninguém deu conta. Quanto mais perto de ti as leves, melhor. A tua bagagem passa por um controlo, mas a ti só te revistam.
O aparelho do aeroporto emite dois feixes de raios X, finos o suficiente para “fatiar” os objetos em um ângulo que permita a leitura de objetos sobrepostos. A intensidade com que os raio X atravessam cada objeto depende do material de que ele é feito.
Salário de um tecnólogo em radiologia por especialidade