te·ne·bro·so |ô| 1. Muito escuro, envolto em trevas. 2.
Suas folhas verde-claras são conhecidas pelo poder medicinal. São ótimas no combate a gripes e tosses fortes. Possui aplicações na medicina popular como expectorante e emoliente. O óleo das folhas contém compostos alifáticos e aromáticos, fenilpropanoides, monoterpenos e sesquiterpenos.
O uso é sugerido para: afecções pulmonares, gripe, tosse, resfriado, asma, coqueluche, dores intestinais e reumatismo ósseo. Parte utilizada: folha. Características medicinais: antiespasmódica, expectorante, antireumática, antigripal, antiasmática.
uso/outras utilidades O óleo essencial, extraído da casca da Candeia, tem propriedades antiinflamatórias, antibacterianas, antimicóticas e calmantes e é vendido bruto ou destilado nos mercados nacional e internacional, para, principamente, indústrias de cosméticos e de fármacos, que utilizam o produto destilado, o ...
Pode ser usada no tratamento de afecções do estômago, afecções pulmonares, asma, bronquite, dores de ouvido, espasmos, febre, reumatismo, coqueluche, problemas das vias respiratórias, tosse, tosse catarral, entre outras.
As folhas, flores e cascas são usadas no tratamento das infecções catarrais, nas diarreias e disenterias.
As folhas, flores e cascas são usadas no tratamento das infecções catarrais, nas diarréias e disenterias.
A observação dos hábitos alimentares espontâneos dos animais nas áreas secas do Nordeste tem levado à identificação de plantas com potencial forrageiro para cultivo pelos agricultores.
Os flavonoides têm várias funções na planta como defesa da planta contra patógenos e outros tipos de agressão e atividade anti-inflmatória, o que pode ou não explicar o uso popular da desinchadeira (seu uso como remédio exige mais estudos).