Um país é considerado independente quando seu povo pode escolher o sistema de governo (casos de democracia, presidencialismo e parlamentarismo) e seus representantes junto ao grupo de líderes, além de definir as próprias leis e ser reconhecido como Estado pelo restante do planeta.
A independência econômica acontece quando um pais não depende por exemplo de empréstimos ou ajuda financeira de outros países costuma-se dizer que é quando o país já tem condições de quitar sua dívida externa.
por meio de tratados e acordos entre esses países, e principalmente por causa de sua campo industrial, ex: o Brasil e a China tem vários acordos, o Brasil exporta para China seus produtos agrológicos, carnes e matéria prima (ferro, cobre, etc.)
A Independência Política do Brasil não foi acompanhada de Independência Econômica pois a economia nacional era ainda muito dependente da importação de bens de consumo de outros países e da exportação de matérias-primas, de modo que o nosso mercado nacional era pouco expressivo.
A independência política é a que permite a cada país ter as próprias leis, fronteiras bem definidas, poder político estabelecido e parcerias políticas e econômicas.
O grito da independência – se de fato tiver acontecido – ocorreu nas margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. ... Pedro foi aclamado imperador e no dia 1º de dezembro de 1822 ele foi coroado D. Pedro I. Houve conflitos após a declaração de independência, na Bahia, no Pará, no Maranhão e na Cisplatina.
É através da geopolítica que são estudadas as relações internacionais. Ela é de extrema importância pois sem esses estudos, os conflitos mundiais não seriam entendidos e esclarecidos. nós só entendemos as reações químicas pois existe um campo de estudo que é dedicada a essas reações.
Antes do processo de independência do Brasil, ocorreu a transferência da corte portuguesa para o Brasil. ... Incapaz de resistir ao ataque, a família real e o governo português fugiram para o Brasil, que era então a mais rica e desenvolvida das colônias portuguesas.
Assim, no dia 7 de setembro de 1822, há exatamente 198 anos atrás, Dom Pedro I gritou às margens do rio Ipiranga “independência ou morte”. E foi a partir da famosa frase que a independência do país foi declarada, transformando-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.
1821
A 24 de agosto de 1820 irrompeu no Porto uma revolução que culminou com a deposição da regência exercida pelo Marechal Beresford em nome do Rei D. João VI e a instalação de uma Junta Provisional de governo.
século XIX
Em 18 de junho de 1815, Napoleão Bonaparte perdeu a batalha contra a Inglaterra e a Prússia, que usaram uma nova arma para a época. As potências europeias deportaram Napoleão 1º para Santa Helena. Napoleão 1º deixou o seu exílio na ilha de Elba em 26 de fevereiro de 1815 para retornar à pátria, no sul da França.
→ Decisão de 31 de outubro de 1821: determinou sobre a execução de castigos corporais em praças públicas a todos os negros chamados capoeiras.
A capoeira é disputada por duas pessoas que se defrontam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, ao som de palmas e berimbaus. O objetivo do jogo é derrubar o adversário. ... A base do jogo é a ginga, pois essa é uma importante forma de ataque e defesa do capoeirista.
O objetivo real era recolonizar o Brasil, fonte de renda portuguesa. ... O objetivo das Cortes não foi alcançado, já que com um membro da família real no Brasil, o mesmo não poderia ser recolonizado.
Capoeira/Principais golpes
Características. A capoeira é caracterizada pela flexibilidade de seus praticantes, além de movimentos ágeis, elásticos e contundentes. Apesar de seu aspecto de luta, seus “golpes”, como chutes, joelhadas, cotoveladas e cabeçadas, atualmente caracterizam aspectos de dança, sem o real contato físico.
Criou a capoeira regional, na época consistia de 52 golpes. Criou um método de ensino, a chamada seqüência de Bimba que consiste em 8 seqüências de ataque e defesa para serem executados na roda.
A capoeira, através da expressão corporal, dos gestos e da musicalidade, hoje vista como arte, visa trazer a cultura, a paz e o bem aos cidadãos em geral, além disso procura passar mensagens positivas, trazer de volta valores que a sociedade, em sua busca desenfreada por sucesso e prosperidade, muitas vezes esquece.
INSTRUMENTOS DA CAPOEIRA Para a capoeira, utilizamos basicamente o berimbau, o atabaque, o pandeiro, o agogô e o reco-reco.
Resposta: Além da movimentação, a música é um elemento importante da capoeira, mostrando mais uma vez o aspecto ancestral e primitivo desta manifestação. O seu principal instrumento, que dá o som característico, o berimbau, é construído por um pedaço de arame, um pedaço de pau e uma cabaça.
Resposta: capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. ... A capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado da etnia banto e se difundiu por todo o Brasil. Hoje é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira.
A capoeira surgiu no Brasil, como uma forma de resistência dos escravos trazidos da África na época colonial. Além de ser utilizada para defesa física, a capoeira foi uma forma de resguardar a identidade dos escravos africanos. Principalmente porque ela se consolidou no Quilombo dos Palmares.
Resposta. A capoeira surgiu nas senzalas, na época da escravidão no Brasil. Os escravos, cansados da escravidão, criaram um tipo de luta disfarçada de dança para que os senhores de engenho (os donos dos escravos) não percebessem que era uma luta ou preparação para uma possível rebelião.
Resposta. Resposta: grandes capoeiristas, foram: Mestre Bimba.