Cementação: tratamento termoquímico onde se acrescenta C (carbono) na superfície da peça para aumento de dureza. de componentes mecânicos, através da introdução de carbono combinada com tratamento térmico de têmpera e revenimento. Endurecer a superfície sem perda de tenacidade do componente.
Os aços para cementação são, portanto, de três tipos : a) aços-carbono; b) acos-liga de baixo teor em liga; c) aços-liga de alto teor em liga. a) Aços-carbono para cementação - O teor normal de carbono nesses aços é 0,08 a 0,25 %, os outros elementos apare- cendo nas porcentagens usuais.
Têmpera é um processo de tratamento térmico de aços para aumentar a dureza e a resistência dos mesmos. A têmpera tem duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O aquecimento tem como objetivo obter a organização dos cristais do metal, numa fase chamada austenitização.
O objetivo da têmpera está na obtenção de uma microestrutura que proporcione ao aço propriedades elevadas de dureza e resistência mecânica. O processo consiste no aquecimento até a temperatura de austenitização, ou seja, entre 815 °C e 870 °C.
O objetivo principal da têmpera superficial é o aumento da resistência à fadiga. Para isto pode-se utilizar três métodos distintos: têmpera progressiva, rotativa e estacionaria. A dureza superficial e a profundidade de têmpera são funções do material utilizado e de sua respectiva temperabilidade.
Têmpera superficial: Aquecimento somente da superfície através de indução ou chama até a austenitização, seguida de um resfriamento rápido. Têmpera total: Aquecimento total da peça até temperatura de austenitização seguida de resfriamento, em meio pré-determinado.
Têmpera superficial. 3.
O processo clássico de endurecimento superficial é a cemen- tação, isto é, o enriquecimento superficial de carbono de certos aços, quando aquecidos convenientemente em contato com subs- tâncias carbonáceas. Outro tratamento termo-químico de im- portância é a nitretação em que se tem absorção superficial de nitrogênio.
Tratamentos termoquímicos são processos que visam a adição, por difusão, de carbono, nitrogênio ou boro na superfície do aço. Como a difusão desses elementos nos aços só é significativa em altas temperaturas (500 a 1000ºC), o tratamento é denominado termoquímico.
Se necessário, o alívio de tensões pode ser realizado em um forno com gás protetor para proteger as superfícies contra oxidação. ... A temperatura para o alívio de tensões em peças de cobre está, dependendo da liga, entre 150ºC e 275°C e entre 250ºC e 500°C para componentes de latão.
8 - Tratamentos termoquímicos: cementação, nitretação e carbonitretação
Método e aplicação
Entre os diferentes meios de nitretação, se encontram os mais usuais na indústria a nitretação gasosa, líquida (em banho de sais) e a plasma (iônica). Cada tipo de nitretação deve ser escolhida de acordo com a peça que será nitretada, qualidade da nitretação e custo total do produto.
A Cementação é um processo termoquímico de introdução de carbono no aço a partir de uma mistura de gases apropriada.
Tratamento Térmico é um aquecimento e resfriamento realizado nos metais com o intuito de alterar as suas propriedades físicas e mecânicas, sem mudar a forma do produto. Entre os tratamentos térmicos podemos citar: recozimento, normalização, austêmpera, martêmpera, têmpera e revenido.
O recozimento do vidro float é o processo de resfriamento controlado para evitar a tensão residual no vidro e é uma parte inerente ao processo de fabricação do vidro float. O vidro pode ser cortado, usinado, perfurado, lixado e polido.
O recozimento é um tratamento térmico que tem por finalidade eliminar a dureza de uma peça temperada ou normalizar materiais com tensões internas resultantes do forjamento, da laminação, da trefilação.
O resfriamento é feito de maneira lenta, dentro do forno que foi aquecido ou na temperatura ambiente ou em caixas.
É o tratamento térmico realizado com o fim de alcançar um ou vários dos seguintes objetivos: remover tensões devidas aos tratamentos mecânicos a frio ou a quente, diminuir a dureza para melhorar a usinabilidade do aço, alterar as propriedades mecânicas como resistência, ductilidade, etc., modificar características ...
O recozimento do aço é realizado em forno contínuo de alta temperatura, em torno dos 850º graus, e atmosfera controlada, atuando na melhoria das especificações de permeabilidade e a propriedade magnética dos diversos tipos de aços, aliando agilidade e tecnologia.
Em decorrência da têmpera (transformação martensítica) no aço as tensões residuais são excessivas e a ductilidade e a tenacidade são muito baixas para permitir seu uso na maioria das aplicações, sendo necessária a realização de um tratamento térmico denominado revenimento (ou revenido), que altera a microestrutura e ...