DICOM (um acrônimo para Digital Imaging and Communications in Medicine) é o padrão mais comum para recebimento de digitalizações médicas. Com o Photoshop , é possível abrir e trabalhar com arquivos DICOM (. dc3, . dcm, .
Worklist é o termo inglês que descreve uma “lista de trabalho”, dentro da radiologia, este termo é tratado por meio do protocolo DICOM worklist, que estabelece o fluxo de trabalho de um equipamento de aquisição de imagem.
A função do RPACS Worklist é integrar os sistemas de informações hospitalares ou clínicos, como RIS, CIS ou HIS aos equipamentos médicos. Essa integração permite que sejam enviados aos equipamentos todos os dados de cadastro dos pacientes, bem como os dados dos exames a serem realizados.
O que é o PACS? PACS é um sistema de armazenamento de imagens e de comunicação para clínicas que fazem diagnóstico por imagem. A sigla é uma abreviação para Picture Archiving and Communication System, que em português significa Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens.
Sistema PACS (do inglês, Picture Archiving and Comunication System) é uma ferramenta que viabiliza a comunicação e o arquivamento de imagens de maneira segura e padronizada. Ela surgiu da necessidade de integração entre diferentes tecnologias utilizadas nessa tarefa.
Estratégia que proporciona à população o acesso e a universalização do atendimento à saúde, desenvolvendo ações e relações de vínculo com a comunidade, garantindo a continuidade e acompanhamento de ações de saúde e do cuidado.
Em 1994, o Programa Saúde da Família (PSF) foi criado como estratégia de reorientação dos serviços de atenção à saúde. As antigas práticas mais voltadas para a doença e valorização do hospital são substituídas por novos princípios, com o foco na promoção da saúde e na participação da comunidade.
A territorialização do Sistema Único de Saúde significa organizar os serviços de acordo com o território, ou seja, conhecer o território, que é onde a vida acontece, e, a partir das suas necessidades organizar os serviços. Por isso é necessário conhecer o território. ...
As equipes da Atenção Básica realizando a territorialização com a utilização dos mapas do território e inteligente atende o atributo da orientação comunitária, em que reconhecem as necessidades de saúde da comunidade, propiciando o planejamento e a avaliação dos serviços.
O processo de territorialização envolve o levantamento do perfil territorial-ambiental (a geografia e ambiente; a delimitação do território da unidade da ESF, num mapa; as vias de acesso e as características dos domicílios), do perfil demográfico, do perfil socioeconômico e do perfil institucional.
- Territorialização e Adstrição: de forma a permitir o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais com foco em um território específico, com impacto na situação, nos condicionantes e determinantes da saúde das pessoas e coletividades que constituem aquele espaço e ...
O propósito fundamental no processo de Territorialização é permitir a identificação de prioridades em termos de problemas nos grupos sociais, o que se refletirá na definição das ações mais adequadas, de acordo com a natureza dos problemas identificados, com maior impacto sobre os níveis de saúde e condições de vida da ...
A territorialização torna-se desse modo, a base do trabalho das Equipes de Saúde da Família (ESF) para a prática da Vigilância em Saúde. ... Para tal, é necessário o reconhecimento e mapeamento do território: segundo a lógica das relações e entre condições de vida, saúde e acesso às ações e serviços de saúde.
O ponto de partida para a organização dos serviços e das práticas de vigilância em saúde é a territorialização do sistema local de saúde, isto é, o reconhecimento e o esquadrinhamento do território segundo a lógica das relações entre condições de vida, ambiente e acesso às ações e serviços de saúde (Teixeira et al, ...
Os seres vivos são territorialistas: necessitam de se apropriar de espaços e de ambientes para viver e se reproduzir. O território é base material da existência humana, e sua apropriação para as diversas formas de uso é condição necessária para que a vida seja possível.
...a territorialização, ou a reterritorialização, seria o movimento de se constituir referenciais simbólicos e identitários (materiais e imateriais) junto a um recorte espacial definido, dotando-o de unidade.
Território – espaço do estabelecimento de relações sociais, da vivência de problemas de saúde e da interação com as equipes.
Microárea – Corresponde ao espaço geográfico delimitado onde residem até 750 pessoas e que corresponde à área de atuação de um Agente Comunitário de Saúde (ACS).
A territorialização da atenção básica à saúde é um processo social e político importante para a realização dos princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. ... Por isso, a territorialização reflete o próprio modelo de atenção que se propõe no Brasil.
Conforme a Política Nacional da Assistência Social/2004 a definição de território abrange o entorno dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS, considerando-se também a realidade socioeconômica e cultural das famílias: arranjos, valores, crenças e demandas; os recursos e as vulnerabilidades existentes no ...