Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias. Exemplos: sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio. Variáveis ordinais: existe uma ordenação entre as categorias.
Dados qualitativos: tudo o que se refere à qualidade de algo. Uma descrição de cores, textura, uma descrição de experiências, uma entrevista. Tudo isso é dado qualitativo. Dados quantitativos: dados que se referem a números.
Constantes são usadas para armazenar valores que NÃO podem ser modificadas durante a execução de um programa. Uma constante precisa ser declarada, e para tanto usamos a diretiva de pré-processador #define. A declaração da constante deve ser feita no início do programa.
Quando se trata de escopo de variável estamos nos referindo a qual local de nosso código uma determinada variável pode ser acessada. Uma variável global é definida quando declaramos uma variável fora de qualquer função, assim ela torna acessível a qualquer parte da nossa aplicação, podendo ser lida e alterada.
O primeiro tipo de variáveis que veremos são as variáveis locais. Estas são aquelas que só têm validade dentro do bloco no qual são declaradas. Sim. Podemos declarar variáveis dentro de qualquer bloco.
Usar palavra-chave global fora de uma função não é um erro. Se você deseja incluir esse arquivo dentro de uma função, pode declarar a variável como global . Você pode usar $GLOBALS também. É uma superglobal, por isso tem acesso a todos os lugares.