Henry Ford foi um empresário e inventor americano que revolucionou a indústria automobilística. Foi fundador da Ford Motor Company, criador do modelo Ford T e do sistema de produção em série, conhecido como Fordismo.
Springwells Township, Michigan
30 de julho de 1863
Bryant & Stratton College
Barney Oldfield, piloto de corridas de carro, foi campeão com esta magnífica criação e trouxe sucesso para Henry Ford ainda na sua carreira tão jovem. Com a repercussão da fama e do dinheiro, finalmente a Ford Motor Company foi criada.
Naquela época os veículos Ford Modelo T vinham para o território brasileiro importados por William T. Wright. No ano de 1914, a pequena sucursal da Ford no país vizinho tornou-se uma filial industrial, o que abriria o caminho para alguns anos mais tarde ser viabilizada a construção da filial brasileira, em São Paulo.
7 de abril de 1947
Henry Ford faliu duas vezes até abrir o que hoje é conhecida como Ford Motor Company e uma das suas frases mais conhecidas é: “o fracasso nada mais é do que uma oportunidade de começar de novo, desta vez de forma inteligente”.
Após firmar parcerias Ford se meteu em grandes problemas tendo que reformular mais uma vez seu projeto, algo que fez seus sócios abandonar a empresa. Analisando seu fracasso, Ford viu que seu principal erro foi tentar agradar a todos com seu modelo.
É de se imaginar que sua principal contribuição esteja relacionada à criação do sistema de linha de montagem automatizado. ... Assim nasceu o modelo T que, diga-se de passagem, não foi o primeiro carro da montadora, e em seguida o sistema de linha de montagem, em 1913, época em que a fábrica produzia 800 carros por dia.
Um dos principais problemas do Fordismos é trabalho repetitivo e desgastante, além da falta de visão geral sobre todas as etapas de produção e baixa qualificação profissional. O sistema também se baseava no pagamento de baixos salários como forma de reduzir custos de produção.