Oração subordinada substantiva objetiva indireta É aquela que exerce a função de objeto indireto da oração principal. Exemplos: Ele me convenceu de que eu estava errada. As crianças necessitam de que cuidemos delas.
A oração subordinada substantiva objetiva indireta atua como objeto indireto do verbo da oração principal. Vem precedida de preposição. Por Exemplo: Meu pai insiste em meu estudo.
A diferença, portanto, entre ambas as orações é que na oração subordinada substantiva objetiva direta o sujeito está claro, definido, enquanto na oração subordinada subjetiva ele não se encontra.
Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta - Exerce a função de objeto direto. Exemplo: Nós desejamos que sua vida seja boa. Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta - Exerce a função de objeto indireto. Exemplo: Recordo-me de que tu me amavas.
Caso uma frase seja formada por uma ou mais orações, ela é considerada um período. É comum identificar o período pelo começo com letra maiúscula e encerramento com uma pontuação, porém este método é extremamente falível. Em um texto, é comum que as frases sejam períodos, mas isso não significa que seja uma regra.
O período pode ser caracterizado pela presença de uma ou de mais orações, por isso, pode ser simples ou composto. Período Simples - apresenta apenas uma oração, a qual é chamada de oração absoluta. Exemplos: Já acordamos.
Tipos de orações subordinadas