A xilogravura chegou ao Brasil através da colonização portuguesa. Durante muito tempo a xilo foi utilizada no Brasil para a confecção dos primeiros rótulos de cachaça, sabonetes e doces. Os primeiros poetas populares que narravam as sagas da literatura de cordel começaram a surgir a partir de 1750.
Os portugueses já utilizavam a técnica que, quando trazida para o Brasil, desenvolveu-se na Literatura de Cordel. Com isso, diversas obras foram produzidas com a utilização da xilogravura, formando diversos xilógrafos, principalmente na Região Nordeste do país.
Xilogravura significa gravura em madeira. É uma antiga técnica, de origem chinesa, em que o artesão utiliza um pedaço de madeira para entalhar um desenho, deixando em relevo a parte que pretende fazer a reprodução. ... A xilogravura era frequentemente utilizada para ilustração de textos de literatura de cordel.
Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, literatura popular em verso, ou simplesmente cordel, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos.
O cordel nordestino é uma expressão popular que se caracteriza pela declamação de poemas. Esses textos rimados são impressos em folhetos e pendurados em cordas - os cordéis! - e vendidos em feiras livres. Esse tipo de arte costuma trazer temas regionais, personagens locais, lendas folclóricas, além de questões sociais.
COMO ESCREVER UM CORDEL
Por exemplo, se você definir a modalidade QUADRA, deve escrever quatro versos para que assim seja composta a referida estrofe. A posição das rimas da QUADRA varia. As mais comuns são: ABCB; ABAB e ABBA. A letra no final de cada verso corresponde a rima obrigatória com o outro em que a mesma letra é repetida.
Cada estrofe é formada de seis versos e cada verso deve ter sete Sílabas Poéticas (Heptassílabos). Distribuição de Rimas: X A X A X A – (Os versos 1, 3 e 5 não precisam rimar. Os versos 2, 4 e 6 rimam entre si).
Estrofe de quatro versos. A quadra iniciou o cordel, mas hoje não é mais utilizada pelos cordelistas. Porém as estrofes de quatro versos ainda são muito utilizadas em outros estilos de poesia sertaneja, como a matuta, a caipira, a embolada, entre outros. A quadra é mais usada com sete sílabas.
As quadrinhas têm quatro versos, geralmente com sete sílabas poéticas, ritmo típico da poesia popular. Veja: Esse verso também é chamado de “redondilha maior”. O ritmo aliado às rimas dá às quadras cadência e sonoridade peculiares.
Dê corpo a, pelo menos, uma quadra de seu poema.
Dístico ou Parelha: estrofe formada por dois versos. Terceto ou Trístico: estrofe formada por três versos. Quarteto ou Quadra: estrofe formada por quatro versos. Quintilha, Quinteto ou Pentástico: estrofe formada por cinco versos.
O conjunto de versos é chamado de estrofe, sendo que o número de versos pode variar em cada estrofe. Assim, de acordo com número de versos que compõem as estrofes, elas são classificadas em: ... Quintilha: estrofe de 5 versos. Sextilha: estrofe de 6 versos.
Verso: é cada linha do poema/música. Estrofe: é um conjunto de versos. Rimas: são sons semelhantes no final ou no interior dos versos.
Tipos de verso
No poema “Tempestade” há seis estrofes. 7- Pela primeira estrofe do poema percebemos que a chuva ainda não começará. Copie os versos em que aparece essa afirmativa:“... olha a chuva lá na serra/ olha como vem o vento!”
Escrevendo um poema em 10 passos
Numa análise formal, os poemas são analisados quanto ao número de estrofes, número de versos por estrofe, esquema rimático em cada estrofe, métrica dominante e tipo de rima existente. A poesia, por oposição à prosa, é escrita em verso. Cada linha do poema é chamada de verso.
Falar ou simplesmente ler poesia é totalmente diferente de declamá-la. Declamar exige a arte de harmonizar gestos e palavras como se estas tivessem cores e peso. O bom declamador sabe o tempo certo da entonação da voz e tem o equilíbrio necessário para transmitir a emoção que cada estrofe exige.
sinal de pontuação (,) indicativo de pausa ligeira, usado com diversas finalidades: isolar o vocativo, intercalar orações subordinadas adverbiais numa frase, separar elementos repetidos, etc.