A infecção causada pelo vírus, caso não seja tratada, pode levar a algumas complicações. “As complicações mais frequentes do vírus herpes simples são infecções de repetição que podem chegar a atrapalhar o cotidiano e infecções secundárias da lesão.
Devem ser tomados remédios analgésicos para dor e anti-histamínicos para aliviar a coceira, além de remédios que combatem os vírus, como o aciclovir e valaciclovir, mas sempre prescritos pelo profissional, avaliando caso a caso.
No entanto, é possível ter alguns cuidados em casa para aliviar os sintomas, acelerar a recuperação e reduzir o desconforto causado pela infecção, como:
O uso de drogas anti-virais como o aciclovir durante o quadro agudo parece ser a melhor forma de evitar a neuralgia, entretanto naqueles pacientes que mesmo assim venham a desenvolver o quadro de dor pós herpética, os dois tratamentos comprovadamente mais eficazes avaliados através de ensaios clínicos randomizados e de ...
Para os casos de dor já instalada, deve-se procurar um médico de dor para ajuda no tratamento, que pode incluir diversas medicações, como antidepressivos, anticonvulsivantes, neurolépticos e mesmo analgésicos. As terapias de dessensibilização ajudam a amenizar as dores, assim como algumas pomadas ou soluções tópicas.
Os procedimentos que previnem catapora e herpes zóster reduzem a probabilidade de se ter neuralgia pós-herpética. Os médicos recomendam: A vacina contra catapora para crianças. Uma vacina contra herpes zóster para adultos.