A colposcopia oncótica, também conhecida como Papanicolau, é o exame mais utilizado na prevenção do câncer de colo do útero. A realização do exame consiste na coleta do material presente no útero para análise e prevenção de câncer.
A vulvoscopia se limita a uma observação externa, não se coloca espéculo dentro da vagina e não se introduz nenhum aparelho. A colposcopia é o exame que vai avaliar mais especificamente o colo do útero e a vagina para investigar se tem alguma lesão suspeita de infecção viral (HPV).
Citologia ou Colpocitologia Oncótica, como também é chamado, o exame é simples e eficiente. É feita a coleta de material do colo do útero com uma “colher de raspagem”, o que é rápido e indolor, pode causar certo incomodo, porém é pouco.
É um exame bastante simples. A mulher fica na posição ginecológica (deitada, com os joelhos dobrados e as pernas afastadas), o médico introduz um espéculo na vagina, retira material do orifício do colo do útero e da parede vaginal e encaminha para análise em laboratório de citopatologia.
Normalmente, de três em três anos. No entanto, é o médico Coordenador do PCMSO quem estipulará esta periodicidade. Existem problemas detectados no exame de EEG que não foram contraídos no ambiente de trabalho? Sim.
O risco cirúrgico é um tipo de exame médico feito antes de toda e qualquer cirurgia, que visa avaliar o estado de saúde do paciente no período pré-operatório.