O supercontinente do sul Gondwana ou Gonduana incluía a maior parte das zonas de terra firme que hoje constituem os continentes do hemisfério sul, incluindo a Antártida, América do Sul, África, Madagáscar, Seicheles, Índia, Oceania, Nova Guiné, Nova Zelândia, e Nova Caledónia.
O nome de Gondwana deriva de terra dos gonds, povo da Índia. Os estratos de camadas gondwânicas apresentam fósseis de flora e fauna característicos que permitem correlações entre terrenos africanos, americanos, indianos, australianos.. que compunham o grande continente Gondwana.
Em geologia, Rodínia refere-se a um supercontinente que existia e se rompeu na era Neoproteozóica. Acredita-se que este supercontinente formou-se há 1 bilhão de anos e que abrangia a maior parte da porção continental da Terra. Acredita-se que quebrou-se em oito continentes cerca de 750 milhões de anos atrás.
O supercontinente do norte Laurásia incluía os continentes que hoje constituem o Hemisfério Norte, incluindo a América do Norte, Europa , Ásia do Norte e Japão. A Laurásia surgiu logo após a divisão de Pangeia.
O globo terrestre possui seis continentes: África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania.
Continentes são geograficamente definidos como uma extensa porção de terra cercado por oceanos. Nos continentes habitam uma diversidade de vida humana, animal e vegetal e encontram-se também os países definidos por fronteiras. Ao todo, existem cinco continentes: África, Ásia, América, Europa e Oceania.
a Oceania
Oceano Glacial Ártico
Austrália
Lista de países da Oceania e capitais
Austrália
África, Ásia, Europa e Oceania são nomes emprestados de divindades gregas. ... As divindades que têm esse nome também são parentes. Oceano, o deus dos rios, deu origem à Oceama, e sua filha Asia, mãe das fontes e rios, ao continente de mesmo nome.
Está localizada no hemisfério sul e é o menor e mais isolado continente do mundo. Também conhecido como Oceânia, possui a maior concentração de ilhas existentes no planeta Terra, com mais de dez mil ilhas e 14 países.
O nome do continente provém do antigo mito grego de Europa, história que tem sido reinterpretada, como a própria História, sob diversas perspetivas ao longo do tempo.
Segundo relatos históricos, o nome América advém de uma homenagem feita a um italiano chamado Américo Vespúcio, explorador que viveu entre 1454 e 1512. Desse modo, a homenagem deixou de ser prestada a Cristóvão Colombo, que seria genuinamente o descobridor de tais terras.
A América foi encontrada em 1492 pelo navegador Cristóvão Colombo. Patrocinado pelos reis da Espanha, Fernando de Aragão e Isabel de Castela, a viagem pelo oceano Atlântico tinha o objetivo de achar as Índias, criando assim uma nova rota comercial.
Nosso continente se chama América e não Colômbia – a importância da comunicação empresarial. Nosso continente foi descoberto pelo navegador genovês Cristóvão Colombo, mas se chama América, e não Colômbia. A homenagem se deve ao navegador e geógrafo florentino Américo Vespúcio.
Cristóvão Colombo
1492
Inglaterra
Nosso convidado é o historiador Antônio Barbosa, doutor em História pela Universidade de Brasília, onde também é professor. O primeiro tema é colonização. Enquanto o Brasil foi colonizado por portugueses e espanhóis, os Estados Unidos foram colonizados pela Inglaterra.
Massachusetts
A América recebeu dois tipos de colonização: a de exploração e a de povoamento. ... O continente americano foi colonizado principalmente por portugueses, ingleses, espanhóis, franceses e holandeses. Porém, o processo de colonização aconteceu de forma distinta entre os países do continente.