crossorigin="anonymous">
A glicólise (do grego: glykýs, açúcar e lýsis, quebra) é um processo que pode ser definido como uma via metabólica na qual uma molécula de glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico. Ela ocorre no citoplasma da célula de qualquer ser vivo, seja ele anaeróbio, seja aeróbio.
Fosforilação oxidativa A última etapa da respiração celular também ocorre no interior das mitocôndrias, mais precisamente nas cristas mitocondriais. Essa etapa é chamada de fosforilação oxidativa, uma vez que se refere à produção de ATP a partir da adição de fosfato ao ADP (fosforilação).
A glicólise é um processo que ocorre sem a presença de oxigênio e que tem como produto final ATP e ácido pirúvico. ... Nessa via metabólica, que ocorre no citoplasma das células de todos os seres vivos, acontece a formação de ácido pirúvico (C3H4O3) e de moléculas de ATP.
Glicólise é um processo bioquímico em que a molécula de glicose (C6H12O6), proveniente da alimentação, é quebrada em duas moléculas menores de ácido pirúvico ou piruvato(C3H4O3), liberando energia. É a primeira etapa do processo de respiração celular que ocorre no hialoplasma celular.
O anaerobismo é um processo feito por organismos que sobrevivem sem a presença de oxigênio. ... Há também alguns organismos que são chamados de anaeróbios facultativos, por fazerem a respiração anaeróbia apenas quando o oxigênio lhes falta, é o caso do levedo de cerveja e das células musculares.
Respiração anaeróbia ou anaerobiose é o processo metabólico celular condicionado em ambientes caracterizados pela ausência de gás oxigênio (O2). Muitas bactérias não são tolerantes ao oxigênio, por isso são denominadas anaeróbias obrigatórias (elas somente sobrevivem em ambientes redutores).
Aeróbios: animais, algumas bactéria aeróbias, alguns fungos, algas também, plantas. Anaeróbios: leveduras (fungos), algumas bactérias (por ex aquelas que fazem fermentação láctica), alguns protozoários, poliquetas também e bactéria do tétano.