Enquanto a altura determina a medida de um ponto qualquer, a altitude, por sua vez, é sempre medida em relação ao nível do mar (0 metros de altitude). Sendo assim, quando um ponto está abaixo do nível do mar é chamado de altitude negativa (por exemplo, uma depressão).
Curiosidade: no âmbito das latitudes, as áreas mais próximas ao Equador são chamadas comumente de “baixas latitudes” e as áreas mais próximas aos polos terrestres são chamadas de “altas latitudes”.
Clima das baixas latitudes Essa é a faixa equatorial que mais predomina no Brasil. As faixas de baixa latitude caracterizam-se pelo domínio de massas de ar quente tropical e equatorial. Isso ocorre em virtude da abundância de incidência solar.
Uma região de baixa latitude é uma região muito próxima da Linha do Equador. A latitude é uma medida em ângulo entre a Linha do Equador e o polo norte e sul da terra, se estendendo 90 graus até ao norte e 90 graus ao sul, quanto mais próxima de 0 graus for a região, mais baixa é a sua latitude.
A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte(N) ou para Sul(S). A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador.
Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.
A rede geográfica é um conjunto de linhas imaginárias, formadas por paralelos e meridianos, que servem para localizar qualquer ponto na superfície terrestre. Esta rede é de fundamental importância para a confecção de mapas e é o principio de funcionamento de um GPS, dentre outras utilizações.