*Ossos ímpares são ossos situados na linha média e que não possuem outro semelhante no corpo. Ossos pares são ossos situados lateralmente e que possuem outro semelhante do lado oposto.
Os ossos da cabeça são divididos em: duas partes: o Neurocrânio e o Esqueleto da Face (Viscerocrânio). O neurocrânio fornece o invólucro para o cérebro e as meninges encefálicas, partes proximais dos nervos cranianos e vasos sanguíneos.
Os ossos que constituem o neurocrânio incluem o osso frontal, o osso esfenoide, os dois ossos parietais, os dois ossos temporais e o osso occipital.
O occipital é um osso ímpar, o qual se encontra situado na parte posterior do crânio, formando parte da sua base e possuindo no centro um grande orifício, denominado buraco occipital, articulado com a primeira vértebra cervical (atlas), através do qual passa a medula espinal.
A parte externa dos ossos é constituída por uma rede de tecido fibroso denominada matriz extracelular, que é de consistência dura devido à presença de sais de cálcio em sua estrutura.
O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo especial, tendo como uma de suas características mais marcantes a presença de material extracelular calcificado (matriz óssea). Essa matriz é rígida devido à calcificação mas também é elástica devido à presença de fibras colágenas.