Atributos divinos do Espirito Santo: eternidade; onipresença; onipotência e onis. O Espírito santo opera na vida dos cristãos, despertando a fé e renovando a esperança, fortalecendo o homem na fé e no amor (SIMON, 1993).
Atributo Determinante Identifica de forma única uma entidade, ou seja, não pode haver dados repetidos. É indicado sublinhando-se o nome do atributo. Exemplo: CNPJ, CPF, Código do fornecedor, Número da matrícula, etc.
Uma entidade é considerada fraca quando não possui existência própria, ou seja, a existência do item livro, neste contexto, é dependente da existência da livraria. Se livro tivesse a dependência de 0 entidades, ele seria "Forte". Vale a pena ler sobre os tipos de relacionamentos binário, ternário e n-ário.
Os relacionamentos mais comuns são aqueles de grau dois (relacionamentos binários). Por exemplo, um departamento é dirigido por um funcionário, e este funcionário só pode dirigir apenas um departamento. Assim como no caso das entidades, relacionamentos também podem possuir certos atributos.
Os relacionamentos recursivos (também chamados de auto-relacionamentos) são casos especiais onde uma entidade se relaciona com si própria. Apesar de serem relacionamentos muito raros, a sua utilização é muito importante em alguns casos.
Os principais componentes dos Modelos Entidade-Relacionamento (MER) são as entidades (coisas,objetos) suas relações e armazenamento em bancos de dados. O 'MER' foi desenvolvido por Peter Chen e publicado em um artigo de 1976.
A cardinalidade, por meio do relacionamento, define o número de ocorrências de entidades associadas a uma ocorrência da entidade em questão.
Um atributo é um dado que é associado a cada ocorrência de uma entidade. Relacionamentos não contêm atributos. Um identificador de entidade é um único atributo cujo valor serve para distinguir a ocorrência da entidade das demais ocorrências da mesma entidade.
Um outro exemplo que podemos representar seria o de uma entidade PESSOA que possui PAI. Ora o pai de uma pessoae a própria pessoa são ocorrencias da mesma entidade PESSOA, portanto temos um relacionamento entre ocorrencias da mesma entidade PESSOA que seriam as ocorrencias da pessoa, do pai.
Nominativos: além de serem também descritivos, estes têm a função de definir e identificar um objeto. Nome, código, número são exemplos de atributos nominativos. Referenciais: representam a ligação de uma entidade com outra em um relacionamento.
MER: Conjunto de conceitos e elementos de modelagem que o projetista de banco de dados precisa conhecer. DER: Resultado do processo de modelagem executado pelo projetista de dados que conhece o MER. representa é a entidade. possui uma existência independente.
Um diagrama entidade relacionamento (ER) é um tipo de fluxograma que ilustra como “entidades”, p. ex., pessoas, objetos ou conceitos, se relacionam entre si dentro de um sistema.
Como criar um diagrama ER