Liquido no fundo de saco posterior em pequena quantidade normalmente é resultado de uma ovulação , e é normal. Mas também pode ser uma infecção pélvica ou sangramento ( por exemplo por uma gravidez nas trompas). É necessário um exame clínico completo para fazer a diferenciação entre estas e outras causas.
A ascite consiste em um acúmulo de líquido (ascítico) que contém proteínas dentro do abdômen. Muitos distúrbios podem causar ascite, mas o mais comum é o aumento da pressão arterial nas veias que levam o sangue para o fígado (hipertensão portal), geralmente devido a cirrose.
A barriga d'água ocorre porque o fígado, assim como as veias do intestino, é o local em que o microorganismo se aloja, causando a obstrução do órgão.
A ascite, chamada popularmente de barriga d'água, é o nome que se dá ao acumulo de líquidos dentro da cavidade abdominal.
A prevenção consiste em identificação e tratamento das pessoas adoecidas, saneamento básico, combate aos caramujos, e informação à população de risco. Evitar contato com água represada ou de enxurrada e usar roupas adequadas ao entrar em contato com água suspeita de estar infectada são medidas individuais necessárias.
A prevenção da esquistossomose consiste em evitar o contato com águas onde existam os caramujos hospedeiros intermediários infectados.