adjetivo Exantematoso; relacionado com a erupção cutânea (exantema) causada por uma doença aguda: febre exantemática.
Significado de Sarampo substantivo masculino [Medicina] Doença infecciosa e febril, caracterizada por conjuntivite, coriza e erupção de manchas vermelhas na pele.
Efeitos e eventos adversos: As reações locais acometem menos de 0,1% dos vacinados e incluem: ardência, vermelhidão, dor e formação de nódulo. Febre alta (maior que 39,5⁰C), que surge de cinco a 12 dias após a vacinação, com um a cinco dias de duração, pode ocorrer em 5% a 15% dos vacinados.
A vacina tríplice viral não é realizada durante a gestação devido ao risco teórico de vacinas de vírus vivos sobre a embriogênese, embora nenhum estudo tenha demonstrado esse risco.
Não. A vacina anti-sarampo e a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) são contraindicadas para gestantes, pois são produzidas com o vírus atenuado ou seja, vivo.
Quem está grávida pode tomar a vacina contra rubéola? Não. Apesar de estudos mostrarem que a vacina con- tra a rubéola é segura e mesmo se aplicada durante a gravidez não causa danos ao feto, a recomendação do Ministério da Saú- de é não vacinar gestantes.
Então, quem deve se vacinar?
Quais vacinas a gestante deve tomar?
Vacinas recomendadas: Tríplice bacteriana (dTpa – Difteria, Tétano e Coqueluche): A vacina deve ser tomada a partir da 20ª semana de gestação e repetida a cada gravidez; Gripe: Protege contra os principais tipos de vírus influenza, que provocam a gripe.
Vacina contra hepatite B (recombinante), três doses com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda e de 180 dias entre a primeira e a terceira, após o primeiro trimestre de gestação.
O tratamento da hepatite B aguda na gravidez inclui repouso, hidratação e dieta pobre em gordura, que ajudam na recuperação do fígado. Para prevenir a contaminação do bebê, o médico pode sugerir as vacinas e as imunoglobulinas.