Quando colocamos uma célula em meio hipotônico, a água pode invadir seu interior, ocasionando a lise celular. Nos vegetais, a célula fica túrgida, porém não ocorre seu rompimento. Isso só é possível graças à presença: a) da membrana plasmática.
Resposta. Olá, O que impede que a célula vegetal se rompa é a Parede Celular.
Chamamos de lise celular quando uma célula é destruída porque sua membrana plasmática se rompeu, podendo ser induzida tanto por fatores biológicos como químicos e físicos. As células vegetais não sofrem essa lise devido à presença da parede celular, que impede que a membrana plasmática da mesma se rompa.
Osmose na célula vegetal Quando uma célula vegetal está em meio hipotônico, absorve água. Ao contrário da célula animal, ela não se rompe, pois é revestida pela parede celular ou membrana celulósica, que é totalmente permeável, mas tem elasticidade limitada, restringindo o aumento do volume da célula.
Se colocarmos uma célula humana em água pura (solvente puro), a célula vai estar hipertônica em relação ao meio, ou seja, vai conter mais soluto dentro dela do que fora (na água). ... Quanto mais entra esse solvente, mais a célula incha. Chega uma hora que ela vai explodir, vai sofrer lise.
Turgescência de volume, por osmose, de uma célula resultado de sua inserção em meio hipotônico. Isso acontece devido à tendência de igualar a concentração de sais entre o citoplasma e o meio externo. Neste caso, entra água (por impossibilidade de sair soluto). A célula formada chama-se célula túrgida.
Refere-se à célula que sofreu o fenômeno de plasmólise, isto é, a célula que perdeu água para uma solução.
Osmose na célula vegetal: quando uma célula vegetal se encontra em um meio isotônico, a célula mantém-se flácida. Agora, quando uma célula vegetal está em meio hipotônico, absorve água, mas não se rompe, pois se reveste da parede celular. Assim, a célula torna-se túrgida.