A saída de líquido branco dos seios pode ser considerada uma situação normal quando a mulher está no início da gestação - às vezes sem nem saber que está grávida - ou então, após o período de amamentação. Isso se deve devido à regulação hormonal oscilante nestes períodos.
Na maioria dos casos, essas bolinhas mudam de forma ou inflamam devido a uma doença microbiana da mama, produzindo a mastite subaguda. Elas se transformam em um tipo de mastite que não apresenta os sintomas típicos: febre, dor em uma parte da mama, vermelhidão ou inflamação do seio por completo.
Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez. Isso ocorre por dois motivos. O primeiro é o fato da fecundação do óvulo pelo espermatozoide não ocorrer necessariamente no dia do ato sexual.
A ultrassonografia transvaginal é capaz de detectar o embrião a partir da 4ª ou 5ª semana de gravidez, o que significa que com uma ou duas semana de atraso menstrual já pode ser possível identificar uma gestação inicial em curso.
Durante a 3ª semana, embora ainda não existam muitos sintomas nesta fase da gravidez, é normal a mulher começar a sentir mais inchada, emotiva e com alguns enjoos que acontecem devido às alterações hormonais que estão acontecendo e, pode acontecer um pequeno sangramento, como consequência da nidação.