A Straits Research fez então a curadoria de uma lista dos gêneros de jogos mais populares, confira o ranking baseado em dados de 2020:
Jogo é toda e qualquer atividade em que exista a figura do jogador (como indivíduo praticante) e regras que podem ser para ambiente restrito ou livre. Geralmente os jogos têm poucas regras e estas tendem a ser simples. ... Jogo é um termo do latim, "jocus", que significa brincadeira, divertimento.
Jogo de mesa
O Jogo é uma atividade física ou mental organizada por um sistema de regras que definem perda ou ganho. A palavra “jogo” se origina do vocábulo latino iocus que significa diversão, brincadeira.
Através do jogo, temos como objetivos: desenvolver capacidades físicas: agilidade, velocidade, força, equilíbrio, coordenação motora, orientação espaço-temporal. desenvolver destrezas motoras de locomoção: correr, saltar, saltitar, esquivar e suas combinações.
Ações como recriar a história de um livro ou montar um roteiro próprio, brincar de casinha ou de detetive, sempre colocando os alunos como personagens ativos dessa atividade, representam o que chamamos de jogos simbólicos.
A brincadeira simbólica leva à construção pela criança de um mundo ilusório, de situações imaginárias onde objetos são usados como substitutos de outros, conforme a criança os emprega com gestos e falas adequadas.
O jogo simbólico é, segundo Piaget (1978), a forma mais pura do pensamento egocêntrico que consiste num pensamento centrado na perspectiva do sujeito, dominado pela aparência perceptiva do real e centrado sobre um aspecto da informação. ... O jogo simbólico exerce um papel fundamental na vida da criança. Piaget (1978, p.
Através do jogo simbólico, também conhecido como brincadeira de faz de conta, a criança pode imaginar, criar, imitar, assumir diferentes papéis e experimentar situações distintas. Pode encurtar tempos ou estendê-los, bem como atribuir diferentes significados aos objetos que manipula.
O faz de conta é a maneira como ela começa a interagir com o mundo à sua volta e traz para a criança amadurecimento social, emocional, físico e intelectual. ... Benefícios Intelectuais: em cada brincadeira, a criança extrapola seus conhecimentos e sua imaginação, criando histórias, personagens, situações.
Jogo simbólico, também chamado de faz-de-conta, caracteriza-se por recriar a realidade usando sistemas simbólicos, ele estimula a imaginação e a fantasia da criança, favorecendo a interpretação e ressignificação do mundo real.
Os jogos simbólicos ou, mais comumente, o famoso e simples faz-de-conta, possuem forte importância na formação social das crianças que através da imitação podem perceber a diferença entre o eu e o outro, aproximam o brincar da realidade por elas vivida dentro e fora do ambiente escolar e acabam, por assim dizer, ...
Nessa fase, são comuns também as brincadeiras de ninar bonecas, empurrar carrinhos etc., mas são ainda imitações dos gestos dos adultos ou de outras crianças. E é dessa forma, brincando de imitar, que elas, tão pequenas, vão se empenhando em conhecer esse mundo complexo do qual fazem parte.
Crianças com autismo, por exemplo, apresentam dificuldades no brincar, o que nos leva a questionamentos sobre a natureza da sua brincadeira simbólica, se todo faz-de-conta necessariamente inclui teoria da mente e porque um fenômeno considerado universal surge de modo tão atípico no autismo.
Além de divertido, brincar de faz de conta ajuda as crianças a aprenderem muito sobre si mesmas e o mundo à sua volta. Saiba mais! As crianças aprendem muito através de sua imaginação. ... Esse tipo de brincadeira não é tão simples como parece, e ajuda a criança a desenvolver muitas habilidades.
De acordo com Vygotsky (1998), o faz-de-conta é uma atividade importante para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois exercita no plano da imaginação, a capacidade de planejar, imaginar situações lúdicas, os seus conteúdos e as regras inerentes a cada situação. ... E isso vale para crianças de 0 a 3 e de 4 e 5 anos.
Esta é uma obra que convida os pequenos a conhecerem a história de dois vizinhos que tiveram que aprender a trabalhar juntos, para alcançar os seus objetivos e conviver em harmonia.
Brincar de casinha possibilita a interação social, onde a criança pode compartilhar e dividir tarefas com o grupo, além de criar regras de convívio, hierarquias, diálogos, formas de tratamento e contato, inclusive físico.
Criança brinca de casinha em qualquer lugar, mas fazer na cabaninha é melhor ainda. Pegue lençóis, travesseiros, almofadas, cobertores, pratinhos e copos de plástico, bonecos, livros e até uma lanterna. Aí é só prender o lençol em duas cadeiras ou amarrado na janela.
A primeira casa de bonecas da história foi construída em 1558 pelo Duque da Baviera. ... Um dos lançamentos da Pimpão deste ano é a Casa Moranguinho. Se brincar de casinha já estimula a imaginação dos pequenos, uma casinha em formato de moranguinho estimula com ainda mais intensidade o faz de conta da criança.
Atividade - Brincando de faz de conta
Aqui, você deverá selecionar a unidade temática específica para a área do conhecimento selecionada. Determine o objeto de conhecimento específico para a unidade temática, levando em consideração a área do conhecimento e unidade temática. As habilidades também deverão aparecer em seu plano de aula.
Sugestões para pais e professores Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, e natureza e sociedade.
Ensinar é passar conteúdos através da leitura do livro didático, de exercícios de fixação. ... E, para verificar se todos aprenderam, basta aplicar uma prova cujas respostas devem estar prontamente memorizadas.”