EQST

Quais Os Institutos Despenalizadores Previstos Na Lei Federal N 9.099 95?

Quais os institutos despenalizadores previstos na Lei Federal n º 9.099 95?

Os institutos despenalizadores são três, quais sejam a composição civil, a transação penal e a suspensão condicional do processo, que recaem primordialmente nos delitos de menor potencial ofensivo, isto é, contravenções penais e crimes que a lei comine pena máxima não superior a dois anos (art. 61 da Lei 9.

É cabível a utilização das normas processuais da Lei 9.099 95 com relação a transação penal quando?

Só haverá a proposta de transação penal quando a infração cometida pelo agente for considerada de menor potencial ofensivo, ou seja, crimes ou contravenções penais cuja pena máxima prevista não ultrapasse dois anos.

Qual o objetivo dos institutos despenalizadores do Jecrim?

Desse modo, na legislação em tela, há três institutos despenalizadores, que visam solucionar os conflitos de modo consensual, quais sejam: composição cível, transação penal e suspensão condicional do processo.

Quais são as medidas despenalizadoras?

Resumo: As medidas despenalizadoras dos juizados especiais criminais como a Composição dos Danos Civis, Representação, Transação Penal e Suspensão Condicional do Processo, são importantes porque punem o indivíduo que praticou as infrações penais consideradas de menor potencial ofensivo, sem levar o infrator ao cárcere.

O que é rito sumaríssimo no processo penal?

O processo será orientado pelos critérios da celeridade, oralidade, informalidade e economia processual (art. 62). O objetivo é, sempre que possível, a reparação dos danos sofridos pela vítima e aplicação de pena não privativa de liberdade.

O que é um procedimento sumaríssimo?

adjetivo Excessivamente sumário, breve, rápido: análise sumaríssima. Que se realiza diretamente sem formalidades: julgamento sumaríssimo. expressão Processo Sumaríssimo. Processo penal em que a pena é inferior a 5 anos ou pode ser resolvido somente com multa.

O que é um procedimento sumário?

O procedimento sumário tem como finalidade propiciar maior celeridade à solução de determinadas causas, seja em razão do valor envolvido, seja em razão da pouca complexidade da matéria. O legislador criou dispositivos que tornaram esse procedimento mais simplificado e concentrado, quando comparado com o rito ordinário.

Como saber se a demanda trabalhista e do rito ordinário sumário ou sumaríssimo?

5.

Quais as principais diferenças entre o rito ordinário e sumaríssimo?

A Justiça do Trabalho tem três ritos diferentes, mas usa praticamente só dois: o Rito Ordinário e o Rito Sumaríssimo. O Ordinário é aquele adotado na maior parte dos casos. Já o Sumaríssimo é cheio de particularidades que a CLT exige que sejam observadas (artigos 852-A a 852-I). O terceiro rito é o Sumário (Lei n.

Em que casos serão empregados os procedimentos ordinário e sumário no processo penal brasileiro?

O procedimento comum será ordinário, sumário ou sumaríssimo: I – ordinário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada for igual ou superior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade; II – sumário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja inferior a 4 (quatro) anos de pena ...

Qual a diferença entre procedimento comum e especial CPP?

De sorte que, segundo a atual redação do art. 394 do CPP, o procedimento se divide em comum e especial. O procedimento comum será aplicado “a todos os processos”, nos termos do § 2°, do art. 394; o especial, àqueles que dispuserem de forma contrária ao próprio Código ou à legislação especial.

O que é inicial acusatória?

Inicial Acusatória É a peça que inaugura o processo, contendo a imputação formulada pelo órgão acusador, sendo que, nos crimes de ação penal pública, recebe o nome de denúncia, enquanto que nas ações privadas é denominada de queixa-crime.

O que é denúncia e quais são os seus requisitos?

Denúncia: peça inicial da ação penal pública que é apresentada pelo Ministério Público. ... Os requisitos para que a queixa-crime seja recebida são os mesmos necessários para recebimento da denúncia, que estão descritos nos artigos 41 do Código de Processo Penal.

Quais as causas de rejeição da denúncia?

Quais são as hipóteses de rejeição da denúncia?

  1. Quando for manifestamente inepta. ...
  2. Quando faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal. ...
  3. Quando faltar justa causa para o exercício da ação penal.