São equipamentos de contenção que possibilitam a proteção do trabalhador e as demais pessoas em uma determinada área. Devem estar instalados em locais bem sinalizados e de fácil acesso. São utilizados, portanto, para minimizar a exposição dos trabalhadores aos riscos e, em caso de acidentes, reduzir suas consequências.
EPI - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - NÃO BASTA FORNECER É PRECISO FISCALIZAR
Em primeiro lugar, vamos entender quais são os principais Equipamentos de Proteção Individual a serem utilizados pelos profissionais de um hospital.
São equipamentos de proteção individual utilizados pelas equipes de enfermagem:
Os óculos são dispositivos ópticos utilizados para a compensação de ametropias, e/ou proteção dos olhos, ou ainda por motivos estéticos, utilizados na parte superior da face, próximos aos olhos, mas sem entrar em contacto físico com estes, constituídos geralmente por duas lentes oftálmicas e uma armação.
E isso acontece devido ao índice de refração da lente que é baixo, de 1.
Lave com água e detergente neutro O melhor truque para tirar a gordura das lentes, sem dúvidas, é colocar uma gota de detergente neutro em cada uma e, então, esfregar de forma suave. Depois, é só deixar os óculos debaixo da água corrente e continuar esfregando com os dedos para limpar bem.
Lentes âmbar e rosa: aumentam a precisão visual e tem grande força de contraste. São ideais para dias com pouca luz solar, porque fornecem um campo de visão mais claro. Lente cinza: reduzem o brilho e deixam as cores mais próximas da realidade. São recomendadas para qualquer condição climática.
As seis cores do espectro visível se apresentam na ordem do menor ao maior comprimento de onda (em nanômetros): Violeta: 400 a 450 nanômetros. Azul: 450 a 495 nanômetros* Verde: 495 a 570 nanômetros.
Quanto maior o índice de refração das lentes, mais finas elas são. Então, é muito importante levar isso em consideração. Os principais índices de refração em resina no mercado tradicional são 1.
O filtro de luz azul é uma tecnologia para a lente incolor ou solar, que permite a passagem do espectro azul-turquesa e bloqueia apenas a toxidade do espectro nocivo, aumentando o conforto visual e protegendo os olhos. “Esse tipo de lente pode ser usado o dia todo.
Basicamente existem dois tipos de luz azul: Luz azul turquesa: Está presente na luz natural do sol, que ajuda em nosso ciclo circadiano (relacionado ao sono), é considerada boa para nossa visão. Luz azul violeta: Está presente nas luzes artificiais de LED, celulares, computadores e diversos dispositivos digitais.
A tecnologia das lentes BLUE LIGHT é capaz de proporcionar uma proteção e prevenção contra os males causados pelo excesso dos raios de luz azuis não naturais. Ela promove aos olhos um maior conforto de visualização, blindando nossos olhos contra a luz azul nociva e bloqueando 100% os raios UV.
Ela filtra a luz azul violeta prejudicial aos nossos olhos, impedindo que ela chegue a nossa retina. Ou seja, essas lentes bloqueiam a luz nociva (luz azul violeta) e deixam passar apenas a luz azul boa para visão (luz azul turquesa). Assim, nossa visão não é prejudicada e enxergamos com melhor nitidez.
No Android, dependendo da fabricante, pode variar: a Samsung chama simplesmente de “filtro de luz azul”; “Conforto dos Olhos” é o nome escolhido pela Huawei; “Night Light” é como é encontrado no Google Pixel; já “Modo Noturno” é como a Motorola nomeia o recurso. No Windows, o filtro está como “luz noturna”.
Essas lentes com a tecnologia Blue Control estão disponíveis no preço de R$ 1.