Literatura. O Ultrarromantismo é uma vertente do movimento romântico marcada pelo egocentrismo e por forte tendência depressiva. ... Uma das tendências da literatura romântica é o Ultrarromantismo, marcado pelo exagero sentimental, o egocentrismo e, em muitos casos, o pessimismo diante da existência.
Denominada “Ultrarromântica” ou a Geração “Mal do Século” os principais temas dessa fase são: morte, amor não correspondido, tédio, insatisfação, pessimismo. ... Por isso, essa geração ficou conhecida também por “Geração Byroniana”.
Surgiu entre universitários de São Paulo e Rio de Janeiro, entre as décadas de 50 e 60 do século XIX, sendo influenciado pelo inglês Lord Byron. O Ultrarromantismo é conhecido por ter uma poesia pessimista, que mostrava a vida desregrada vivida por estes jovens e a desesperança frente à vida, ao amor e à realidade.
Marcada pelo “mal do século”, apresenta egocentrismo exacerbado, pessimismo, satanismo e atração pela morte. Destacam-se os poetas Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire. Essa geração é conhecida também por Ultra-Romantismo, devido à forte influência byroniana.
O Condoreirismo é o nome atribuído à vertente social e abolicionista da poesia romântica. ... A origem do nome Condoreirismo deve-se ao símbolo de liberdade escolhido por Victor Hugo, o Condor, um pássaro típico da Cordilheira dos Andes capaz de sobrevoar grandes altitudes.
Por Luana Castro Alves Perez O Condoreirismo, importante corrente literária que marcou a terceira geração da poesia romântica no Brasil, teve como principal representante o poeta Castro Alves, cujo engajamento na poesia social lhe rendeu a alcunha de “poeta dos escravos”.
As principais características do Condoreirismo são: Liberdade poética. Busca da justiça e da identidade nacional. Temas abolicionistas e republicanos.
Resposta. O condor, para os poetas da terceira geração, era símbolo do voo alto e livre. Esse nome, condoreiro, pode ser justificado pela temática a indignação diante do sofrimento dos escravos, a defesa da liberdade e o tom de exaltação, de discurso feito para uma grande plateia.
Por isso, a terceira fase do Romantismo também é conhecida como geração condoreira, pois o condor é uma ave que, voando muito alto, representa o desejo de renovação da sociedade brasileira. Na verdade, a terceira geração romântica questiona a ideologia da primeira geração.
A terceira geração romântica é conhecida como aquela que aborda temas de cunho social. ... Outros nomes da fase são geração “condoreira”, “social”, ou “hugoana” (em virtude da influência do escritor francês Victor Hugo).
Suas principais obras da 1ª fase do modernismo foram: Os Condenados (1922); Memórias Sentimentais de João Miramar (1924); Manifesto Pau-Brasil (1925);...Algumas das principais obras de Mário de Andrade são:
→ Principais autores e obras
Ainda que estivessem características das vanguardas europeias, o evento buscava apresentar uma arte mais brasileira (brasilidade). Por esse motivo, a primeira fase modernista priorizou temas pautados no nacionalismo, portanto na cultura e na identidade do Brasil.
A liberdade é a característica principal do movimento modernista em suas mais diferentes manifestações artísticas, tanto no Brasil, como na Europa. ... Na literatura brasileira, as principais características do Modernismo são: Fragmentação. Síntese.
Os artistas modernistas que ganharam destaque no primeiro momento do movimento foram os integrantes do chamado Grupo dos Cinco. O grupo era formado por Mário de Andrade (1893-1945), Oswald de Andrade (1890-1954), Menotti Del Picchia (1892-1988), Tarsila do Amaral (1886-1973) e Anita Malfatti (1889-1964).