Quais So As Caractersticas De Uma Tartaruga Marinha?

Quais so as caractersticas de uma tartaruga marinha

Graduada em Biologia pela Universidade de Alcalá de Henares (2018). Terminou seus estudos obtendo o Prêmio Extraordinário de Fim de Curso. Estudou Jornalismo na Universidade Complutense de Madrid. Fez também o mestrado em Indústria Alimentar e Qualidade Alimentar pelo Centro de Estudos Superiores da Indústria Farmacêutica (CESIF).

As tartarugas-de-pente medem entre 60 e 90 cm, com um peso entre 50 e 80 quilos. Ainda que se tenham registrado casos de até 127 quilos. Suas patas estão convertidas em barbatanas. Elas gostam de habitar as águas dos arrecifes tropicais.

Classificação das tartarugas marinhas

A tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) é, entre os tipos de tartarugas marinhas, a maior e mais pesada. Seu tamanho habitual é de 2,3 metros e pesa mais que 600 quilos, ainda que tenham se registrado exemplares gigantes com pesos que ultrapassavam os 900 quilos. Se alimenta, principalmente, de medusas. O casco da tartaruga-de-couro, como o próprio nome já diz, tem um tato semelhante ao do couro, não é duro.

Agora que você conheceu as principais características das tartarugas marinhas, como seu habitat e tipo de alimentação, não perca o vídeo a seguir em que falamos sobre a recuperação de uma tartaruga marinha:

Há mais de 100 mil anos, algumas tartarugas terrestres se adaptaram a viver no mar. Foram os ancestrais da superfamília Chelonioidea: as atuais tartarugas marinhas. Atualmente, somente existem 7 espécies de tartarugas marinhas, que pertencem a 2 famílias: os quelonídeos e os dermoquelídeos.

Principais características das tartarugas marinhas

<strong>Principais características da</strong><strong>s tartaruga</strong><strong>s marinha</strong><strong>s</strong>

A tartaruga-de-kemp (Lepidochelys kempii) é uma tartaruga-marinha de tamanho pequeno como sugere um dos nomes pelos quais ela é conhecida. Pode chegar a medir 93 cm, com um peso médio de 45 quilos, ainda que existam exemplares que chegaram a pesar 100 quilos.

A tartaruga-de-pente ou tartaruga-legítima (Eretmochelys imbricata) é um precioso animal entre os tipos de tartarugas marinhas que está em perigo de extinção. Existem duas subespécies. Uma delas habita as águas tropicais do Oceano Atlântico e a outra as águas quentes da zona Indo-Pacífica. Estas tartarugas têm hábitos migratórios.

Tartaruga-de-kemp ou tartaruga-marinha-pequena

Entre outras características das tartarugas marinhas, elas têm um metabolismo mais eficiente que o das terrestres, assim como uma quantidade maior de glóbulos vermelhos, ou seja, têm maior capacidade de reter oxigênio. Também contam com adaptações à água salgada: possuem uma glândula de sal nos olhos, cuja função é expulsar o excesso de sal do seu corpo.

Outro fenômeno que acontece com as tartarugas marinhas é uma espécie de lágrimas que caem de seus olhos. Isso ocorre quando eliminam o excesso de sal de seu organismo através deste mecanismo. Todas estas tartarugas marinhas são longevas, superando, no mínimo, os 40 anos de vida e algumas dobram, com folga, essa idade. Em menor ou maior grau, todas as tartarugas marinhas estão ameaçadas.

Habitat e ameaças

<strong>Habitat e ameaças</strong>

A última entre os tipos de tartarugas marinhas da nossa lista é a tartaruga-verde (Chelonia mydas). Ela é uma tartaruga de tamanho grande que habita as águas tropicais e subtropicais dos oceanos Atlântico e Pacífico. Seu tamanho pode chegar aos 1,70 cm de comprimento, com um peso médio de 200 quilos. Entretanto, já foram encontrados exemplares de até 395 quilos.

Existem diferentes subespécies geneticamente distintas em função de seu habitat. Tem hábitos migratórios e, ao contrário de outras espécies de tartarugas marinhas, os machos e as fêmeas saem da água para tomar sol. Além do homem, o tubarão-tigre é o principal predador da tartaruga-verde.

Características das tartarugas marinhas

Precisamente são seus ovos os que sofrem maior predação. Raposas, lagartos e o ser humano os consomem. Seu predador habitual é o crocodilo-marinho. A tartaruga-marinha-australiana tem preferência pelas águas pouco profundas. A cor de seus cascos está na gama de cores verde-oliva ou verde-pardo. Não se conhece exatamente o grau de conservação dessa espécie. Faltam dados confiáveis para realizar avaliações corretas.

Se você quiser descobrir mais sobre o mundo das tartarugas, veja também as diferenças entre as tartarugas de água e de terra e quantos anos vive uma tartaruga.

Tartaruga-de-couro

A tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) é a menor entre os tipos de tartarugas marinhas. Medem em média 67 centímetros e seu peso oscila ao redor dos 40 quilos, ainda que tenham se registrado exemplares de até 100 quilos.

Ela se espalha mais pelos oceanos que o resto das tartarugas marinhas. O motivo é que elas estão mais capacitadas para suportar as mudanças de temperatura, já que seu sistema termorregulador corporal é mais eficiente que o das demais. Esta espécie está ameaçada.

Onde vivem as tartarugas marinhas?

As tartarugas-oliva são onívoras. Alimentam-se indistintamente de algas ou caranguejos, camarões, peixes, caracóis e lagostas. São tartarugas de litoral, povoando as zonas costeiras de todos os continentes, exceto a Europa. Ela também está ameaçada.

As tartarugas são animais que vivem muitos anos. Algumas espécies podem alcançar os 90 anos de idade. Durante este tempo, podem ser animais solitários, mesmo que as vezes se juntem para se alimentar e reproduzir. Algumas fêmeas nidificam todas ao mesmo tempo, o que pode ajudar a proteger os ovos.

Agora que conhecemos as características das tartarugas marinhas, afinal, onde vivem? As tartarugas marinhas podem ser encontradas em oceanos e mares de todo o mundo, exceto na Antártida e no Ártico. No entanto, cada espécie tem sua distribuição. Algumas delas somente são encontradas em locais muito específicos, como a tartaruga-marinha-australiana ou certas populações de tartaruga-cabeçuda do Mediterrâneo.

Tartaruga-oliva


Tartaruga-oliva

Paloma de los Milagros concluiu o curso de inglês C1 pelo British Council na Universidade de Alcalá de Henares. Da mesma forma, em 2014 participou como voluntária da ONG Cooperatour em Jaipur, na Índia. Trabalhou como técnico de qualidada alimentar e técnica de controle de qualidade em Castilla-La Mancha e na Comunidade de Madri.

Dada a dureza de seu maravilhoso casco, ela tem poucos predadores. Tubarões e crocodilos-marinhos são seus predadores naturais, mas a ação do ser humano com a pesca excessiva, as artes de pesca, a urbanização das praias de desova e a contaminação conduziram as tartarugas-de-pente à beira da extinção.

Qual é o modo de vida da tartaruga?

As tartarugas marinhas apresentam um ciclo de vida complexo, utilizando diferentes ambientes ao longo da vida, o que implica em mudança de hábitos. Embora sejam marinhas, utilizam o ambiente terrestre (praia) para desova, garantindo o local adequado à incubação dos ovos e o nascimento dos filhotes.

Como é a vida da tartaruga terrestre?

Tartarugas Terrestres: são aquelas que não precisam ficar na água, como o jabuti. Elas podem ser criadas em casa, mas precisam de um espaço com terra ou grama, pois não caminham com facilidade em pisos e costumam enterrar seus ovos.

O que é uma desova de tartaruga?

No período de desova, as tartarugas marinhas saem do mar normalmente à noite e vão até o limite da maré cheia para depositar seus ovos. Somente as fêmeas vão até à praia. Em uma mesma estação podem efetuar postura três a sete vezes, com intervalos de tempo entre 9 a 17 dias, de acordo com a espécie e local.

Qual é o tempo de vida de uma tartaruga?

150 anos

Porque a tartaruga vive 200 anos?

Aparentemente, a longa longevidade das tartarugas pode ter algo a ver com o seu metabolismo lento. Isto significa que as tartarugas precisam de menos calorias do que outros animais de tamanho similar. ... O conjunto destes fatores poderá então explicar a longa longevidade destes míticos animais.

Quantos anos dura os animais?

Sapo: entre 10 e 12 anos (sapo-comum) e 10 a 15 anos (sapo-cururu). Rã-touro: entre 12 e 14 anos. Salamandra do Japão - entre 35 e 40 anos. Tubarão-branco: entre 15 e 30 anos de vida.

Qual o tempo de vida de um elefante?

Elefante-da-savana: 60 – 70 anos