Passeio público é a parte da via pública, normalmente segregada e em nível diferente, destinada à circulação de qualquer pessoa, independente de idade, estatura, limitação de mobilidade ou percepção, com autonomia e segurança, bem como à implantação de mobiliário urbano, equipamentos de infra-estrutura, vegetação, ...
Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos: Infração - gravíssima; Penalidade - multa (três vezes).
Significado de Calcada substantivo feminino Ação de calcar, de pressionar, premir, pisar: calcada de cavalo. Etimologia (origem da palavra calcada).
adjetivo Agitado, sacolejado. Forte, robusto: rapaz sacudido.
adjetivo Excessivamente bom; com ótima qualidade: filme excelente. Superior em seu gênero; perfeito, primoroso, exímio, inigualável: o jovem era um excelente aluno; ele se tornou um excelente presidente.
Significado de muito bom: Ótimo, benigno, perfeito.
Extraordinário: 1 admirável, assombroso, celeste, celestial, divino, envolvente, espantoso, estupendo, excelso, excepcional, esplêndido, formidável, inaudito, inigualável, interessante, magnificente, magnífico, maravilhoso, portentoso, sublime, supimpa, supremo, surpreendente.
adjetivo Excelente; excessivamente bom; que é magnífico ou incomum: tive um ótimo desempenho.
O professor Pasquale explica que ótimo é superlativo de algo bom. Já excelente é quem excele, ou seja, se destacar muito.
Veja o vídeo da rubrica BOM PORTUGUÊS ou leia a resposta para descobrir a forma correta. Resposta: Segundo o Acordo Ortográfico, as duas grafias são corretas. Em Portugal, a forma é ótimo porque não se pronuncia o p.
Ótima é o feminino de ótimo. O mesmo que: exímia.
A escrita correta dessa palavra é ótimo. A palavra possui acento circunflexo pois tem pronúncia aberta.
Significado de Mágico substantivo masculino Pessoa que pratica a magia; prestidigitador, mago, ilusionista, nigromante.
Resposta. Porque mágico é uma palavra proparoxítonas e por definição, todas as proparoxítonas são acentuadas.
As regras de acentuação dependem da tonicidade das palavras, ou seja, da sílaba pronunciada mais forte. O vocábulo pé, por exemplo, é acentuado por ser um monossílabo tônico terminado em "e". Mas quando recebe o sufixo "zinho" passa a ser paroxítono terminado em "o" e, por isso, não tem acento.
Pezinho ou pézinho? O diminutivo de pé é pezinho, do mesmo modo que o de só é sozinho, o de café é cafezinho e o de avô é avozinho, por exemplo.
Todas as palavras aqui são monossílabas tônicas e que, portanto, de acordo com as regras de acentuação vigentes, devem ser, obrigatoriamente, acentuadas. Todas as palavras acima apresentam hiato tônico com o "I" isolado na separação silábica. Essa também configura uma regra de acentuação obrigatória no Português.
Na língua portuguesa, acentuam-se todos os monossílabos tônicos terminados em “a”, “o” e “e”. Ex: Pá, Pó e Pé. Já a palavra “pezinho” é uma proparoxítona. Isso significa que a sílaba tônica é a penúltima: PE – ZI – NHO.
Resposta. a palavra "pé" possui apenas uma sílaba, não havendo, portanto, separação silábica.
A palavra estrela apresenta a sílaba tônica na sua segunda sílaba, então ela sendo paroxítona, com a silaba tonica no esTREla.