Os nomes de alguns Pretos Velhos comuns de que se tem notícia são Pai João, Pai Joaquim de Angola, Pai José de Angola, Pai Francisco, Vovó Maria Conga, Vovó Catarina.
A vela pode ser acesa ao Preto Velho em locais abertos, como áreas de serviço, salas e áreas sociais da casa ou apartamento. Não acender velas no banheiro. Pode ser em mesa comum ou móvel com altura sempre abaixo da cabeça.
Datas e Cores Segunda feira, dia de maior regência, mas pode-se acender uma vela para eles em qualquer outro dia da semana. Cores: preto e branco, tanto em guias (colares), como vestimentas, e velas (metade branca e metade preto), ou apenas branca.
Pegue uma vela palito branca, um galhinho de arruda, guiné e alecrim, um copo de água mineral, uma xícara de café. Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos.
Culto aos Pretos Velhos Cor de vela : bicolor preta e branca ou toda branca. Banhos de ervas: banho de guiné, banho de girassol, banho de rosa branca, banho de flores de alfazema, banho de sal grosso. Saudação: Saravá Pretos Velhos, maleme as almas!
cor-de-rosa, assim como as azuis. VELA NA COR TRAÇADA BRANCA/PRETA: PRETO VELHO.
vela branca
Portanto, sendo ou não filho dele, dia 23 de abril, acenda uma vela desse Santo maravilhoso e ore um “Pai Nosso”.
Suas cores rituais são diversas. Em alguns lugares, azul-marinho. Em outros, o vermelho ou o vermelho e preto. Seu modo de agir e sua força como “abridor dos caminhos” fizeram com que seja inspiração na cultura popular e nas artes de um modo geral, com muitas músicas falando dele e seu sincretismo com São Jorge.
O Dia de São Jorge é comemorado anualmente em 23 de abril e é considerado um feriado estadual do Rio de Janeiro.
Os Orixás e os dias da semana
Se já souber qual é o seu orixá, veja abaixo o dia mais indicado para acender velas e fazer rituais em casa para cada um deles para que nunca falte luz em sua vida: Domingo: Nanã e as almas. Segunda-feira: Exú, Omolú e Obaluaiê Terça-feira: Ogum, Oxumarê e Irôko.
Xangô
Ossaim
Oxalá
2021 será regido por Oxalá e Oxum. Oxalá é o senhor da criação, responsável pela vida e pela paz.
O ano de 2021 promete ter algumas boas novidades, e em muitos sentidos, será diferente do difícil 2020, caracterizado pelo isolamento imposto devido a pandemia de Covid-19. Para começar, o importante trânsito do esperançoso Júpiter e do realista Saturno em Aquário.
O ano de 2021 em geral 2021 será colocado sob dois principais aspectos planetários dissonantes que ocorrem entre o signo de Aquário e Touro, a última quadratura Júpiter – Urano em janeiro seguida pela quadratura Saturno – Urano de fevereiro a julho e então de dezembro a meados de 2022.
Iemanjá
Xangô é o Orixá que rege a Justiça Divina, promovendo o equilíbrio, sem escolher lado.
Osun, Oshun, Ochun ou Oxum, na Mitologia Yoruba é um orixá feminino. O seu nome deriva do rio Osun, que corre na Iorubalândia, Oxogbô, região nigeriana de ijexá e Ijebu.
O Signo de Sagitário é regido pelo Orixá Iansã Repleto de surpresas, o mês de janeiro trará diversas lições através de uma grande missão de engajamento e solidariedade para todas as Sagitarianas.