EQST

O Que O ASO?

O que é o ASO?

O que é o ASO? O Atestado de Saúde Ocupacional é uma declaração médica que indica se o trabalhador está em condições (apto) ou não (inapto) de realizar determinadas atividades ou funções dentro de uma empresa.

Como é feito o ASO?

Para cada exame ocupacional realizado, o Médico do Trabalho emitirá o ASO em 2 vias. Uma via sempre ficará arquivada no local de trabalho do trabalhador, inclusive frente de trabalho ou canteiro de obras, enquanto a segunda via será entregue ao trabalhador, mediante recibo da primeira via.

Quando é feito o ASO?

O ASO é obrigatório a todos os empregadores e empresas que contratem trabalhadores como empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os custos referentes aos atestados e exames realizados devem ser pagos pelo empregador , ficando o empregado responsável pelo comparecimento à Clínica.

Quais são os exames realizados no Aso?

Quais são os exames ASO obrigatórios?

  • Exames periódicos. Os exames periódicos servem para fazer o acompanhamento da saúde do colaborador e verificar se a função exercida está desencadeando algum problema de saúde. ...
  • Exame de mudança de função. ...
  • Exame de retorno ao trabalho. ...
  • Exame demissional.

Como funciona o exame periódico?

O exame periódico é uma avaliação clínica dos empregados, realizada a cargo da empresa, que se dá em intervalos de tempo determinados pela legislação, para que seja possível monitorar a saúde física e mental dos trabalhadores.

Quais os sintomas do ASLO?

Sintomas de Febre reumática

  • Febre.
  • Sensibilidade e dor nas articulações (na maioria das vezes nos tornozelos, joelhos, cotovelos e pulsos, e menos frequentemente nos ombros, quadris, mãos e pés)
  • Inchaço, calor e vermelhidão nas articulações.
  • Surgimento de pequenos nódulos indolores sob a pele.
  • Dor no peito.
  • Sopro cardíaco.

O que significa Antiestreptolisina o alto?

Níveis de antiestreptolisina O altos ou crescentes indicam uma infecção estreptocócica recente. Níveis decrescentes indicam uma infecção curada. A antiestreptolisina O não prevê complicações da infecção estreptocócica, nem o tipo ou a gravidade de complicações que venham a ocorrer.

Quem tem a bactéria Streptococcus pode fazer parto normal?

A infecção bacteriana pode ser transmitida para o bebê durante o parto normal – quando o pequeno está passando pela vagina da mãe, região onde vivem os estreptococos do grupo B.

O que causa a bactéria Streptococcus na gravidez?

Nos recém-nascidos, a infecção pelo Streptococcus agalactiae pode ocorrer ainda dentro do útero, por invasão do líquido amniótico, conhecido popularmente como bolsa d'água, ou somente na hora do parto, durante a passagem pela canal vaginal. Esta última via é a mais comum.

O que o Streptococcus causa no bebê?

Recém-nascidos infectados podem desenvolver pneumonia (infecção pulmonar), septicemia (infecção do sangue generalizada) ou meningite (infecção do revestimento do cérebro e medula espinhal).

Como é feito o teste do cotonete na gravidez?

Exame do cotonete na gravidez Esse exame é feito no laboratório e consiste na coleta, usando um swab, de amostras da vagina e do ânus, já que são os locais em que se pode verificar com mais facilidade a presença dessa bactéria.

Qual a preparação para o exame do cotonete?

- Nas 48 horas anteriores ao exame, é necessário seguir os cuidados abaixo: Não fazer uso de creme e/ou óvulo vaginal que contenha antibiótico. Não utilizar ducha interna nem realizar lavagem interna nas 48 horas que antecedem o exame.

Qual o melhor teste de gravidez caseiro?

Testes caseiros de gravidez

  1. Teste de fervura da urina. A mulher deve ferver a urina em um recipiente de alumínio e depois observar: se a urina ferver semelhante ao leite – ela “sobe” e forma tipo uma “nata” –, o resultado é POSITIVO. ...
  2. Teste da agulha. ...
  3. Teste da água sanitária. ...
  4. Teste do cloro. ...
  5. Teste do óleo de pinho.