Salix alba, ou salgueiro-branco, é a espécie mais popular para uso medicinal. Usado durante milhares de anos para o tratamento de febres e dores de cabeça, a casca do salgueiro-branco contém um precursor do analgésico mais popular utilizado nos dias de hoje – a aspirina ou o ácido acetilsalicílico (AAS).
Passo a passo
Selecione a rosa que você quer plantar. Para começar, remova todas as folhas dela e corte o talo em um ângulo de 40 graus, mais ou menos 4cm abaixo da flor. Dica: Se a flor ainda estiver inteira, você pode colocá-la em um vaso com água e aproveitá-la por mais uns dias.
Os especialistas recomendam lixar suavemente as sementes para permitir a passagem da umidade. Deixar em agua por 24 horas antes de semear. A semente germinam em 15 a 30 dias, mas mesmo em boas condicoes, a germinacao pode ser erratica e demorar ate 20 semanas!. Semear a 2 mm de profundidade.
Pode o galho em um ângulo de 45 graus, usando uma tesoura de galho afiada. Coloque as estacas de aproximadamente dois centímetros no solo. Em seguida, regamos completamente. Mantenha o solo ligeiramente úmido, as estacas vão começar a se desenvolver em questão de poucas semanas.
O início do verão ou do outono é a melhor época para plantar hortênsias. Coloque-as em áreas com muito sol e um pouco de sombra. À medida que as flores das suas hortênsias começarem a cair, pode os cachos para que nasçam novas flores durante a estação.
Corte todas as folhas, flores e brotos. Pois essas partes sugaram nutrientes reserva da planta. Agora sem essas partes os nutrientes serão usados apenas para a formação de raízes. Primeiramente embrulhe suas mudas em uma toalha de papel úmida.
Corte as pontas em diagonal e separe estacas de, no máximo, 30 cm – não confunda a parte de baixo com a de cima. Da parte de baixo sairão as raízes, isso é natural, mas se você plantar de cabeça para baixo, bem, não vai resultar.
Corte um pedaço da haste da planta mãe. Hastes novas funcionam melhor. O pedaço deve ter 5 a 7 cm de comprimento e deve ser retirado diretamente embaixo de um nodo de folha. Um bom corte irá incluir três a cinco nodos.
Por não produzir sementes, a primavera deve ser reproduzida por estacas. Plante as mudas em local que receba sol o dia todo, em solo misto (misture areia, composto orgânico e substrato para mudas em partes iguais) e regue só quando a terra secar superficialmente, já que essa espécie não suporta encharcamento.