Platão acreditava que o Mundo Sensível está em constante movimento e mudança (algo que não ocorreria no Mundo das Ideias, que é eterno). Dessa forma, este mundo está suscetível a errar e a ser falho, ao contrário da realidade abstrata.
Em alguns aspectos, o neoplatonismo pode ser considerado como uma seita mística pagã que crescia junto ao cristianismo em seus primeiros séculos de existência. Filósofos neoplatonistas propuseram interpretações de ideias muito caras ao cristianismo, como a existência e a unidade de Deus, mas com aspectos bem distintos.
O Neoplatonismo é uma das últimas escolas filosóficas da antiguidade Greco-pagã, fundada por Amônio Sacas no século II da Era Cristã. ... O neoplatonismo visava, a partir de uma síntese do Platonismo, Aristotelismo, Estoicismo e Pitagorismo, legitimar verdades religiosas supostamente reveladas aos homens.
O neoplatonismo é geralmente uma filosofia metafísica e epistemológica. Uma forma de Idealismo monista que combina elementos do monismo com panteísmo e politeísmo. ... Plotino optou pelo monismo, um só Deus é a suprema (e inconcebível) realidade e o princípio de todas as realidades.
Agostinho vs. Há semelhanças entre eles, mas também diferenças. Santo Agostinho aproveitou sua filosofia dentro da fé cristã. Platão defendia que as almas aprendiam por meio de reminiscência. ... Sua filosofia era a de que, sim, há uma forma perfeita de tudo o que existe, mas na mente de Deus.
Agostinho teve uma grande influência de Platão no desenvolvimento do seu pensamento filosófico onde para Platão Deus era somente um intelecto, mas se transforma para Agostinho, em intelecto e criação de todas as coisas.