No DNA, o açúcar pentose é a desoxirribose, no qual o segundo carbono tem apenas uma ligação de H. No RNA, o açúcar pentose é a ribose, no qual o segundo carbono tem uma ligação de OH.
Bases Nitrogenadas são compostos que fazem parte da composição do DNA e do RNA, os quais são os ácidos nucleicos encontrados nas células vivas dos órgãos. Elas são cinco e podem ser classificadas em dois tipos: Bases púricas ou purinas - adenina e guanina. Bases pirimídicas ou pirimidinas - citosina, timina e uracila.
Sua interação ocorre por ligações fosfodiéster, formando pontes de fosfato entre si. O grupo hidroxila do carbono-3 da pentose do primeiro nucleotídeo se une ao grupo fosfato ligado à hidroxila do carbono-5 da pentose do segundo nucleotídeo através da ligação fosfodiéster.
enquanto o RNA é unifilamentar, produz proteina e possui como pirimidinas a citosina e a uracila. a ribose e a desoxirribose diferenciam-se tambem nos ligantes porém em sua pentose . ... enquanto o RNA é unifilamentar, produz proteina e possui como pirimidinas a citosina e a uracila.
A D ribose é utilizada antes da atividade física como suplemento para estimular a imediata produção de ATP (energia) pelas células musculares, permitindo aos músculos continuarem a trabalhar de forma otimizada.
Como exemplo de monossacarídeo devemos destacar duas pentoses que participam da formação do DNA e RNA: a desoxirribose e a ribose, respectivamente. Além disso, temos a glicose e a frutose, duas hexoses extremamente importantes para os seres vivos.
Fibras: As fibras são um tipo de carboidrato que não é digerido pelo nosso organismo, sendo eliminadas nas fezes.
Os principais polissacarídeos digeríveis são a amilose, a amilopectina e a maltodextrina. Os principais não digeríveis são a celulose, a pectina, os frutoligossacarídeos e a hemiceluilose. Os carboidratos não digeríveis constituem as fibras alimentares.