EQST

O Que Liofilizaço E Quais Os Seus Princpios?

O que é liofilização e quais os seus princípios?

A liofilização é um processo de desidratação usado para preservar alimentos perecíveis, princípios ativos, bactérias, etc. ... Isso permite que a água congelada no material passe diretamente da fase sólida ao gás, sem degradar as propriedades nutritivas dos alimentos.

Quais os fundamentos da liofilização?

Liofilização é uma tecnologia de secagem que constitui na remoção da água através da sublimação. Ocorre quando o alimento congelado, isto é, quando todo o seu conteúdo de água está na forma de gelo, é submetido a condições de pressões muito baixas.

Quais as vantagens do processo de liofilização?

Vantagens da Liofilização: Mantém propriedades nutritivas do alimento: isso é possível porque a liofilização não rompe as membranas das células de proteínas e vitaminas. Conservação do alimento: a retirada de água faz com que ele se conserve por mais tempo.

Porque por meio da desidratação é possível conservar os alimentos?

Eles se conservam naturalmente por estarem desidratados, ou seja, sem água e secos. Não havendo umidade não haverá bolor, mofo, etc.

Como a desidratação conserva os alimentos?

Alimentos desidratados podem ser conservados por um período que varia de seis meses a um ano, desde que embalados a vácuo ou hermeticamente fechados. Na hora do consumo pode ser feita uma re-hidratação por cozimento, água fervente, vapor, sucos, leite, iogurte e outros.

Quais são os tipos de salga?

A salga (incorporação de sal e nitrato/nitrito), associada à adição de outros ingredientes, pode ser combinada de dois processos: salga seca (sal, açúcar, nitrito/nitrato são adicionados à carne) e salga úmida (os ingredientes são dissolvidos em água, obtendo-se a salmoura).

Quais os tipos de salga são utilizados na produção de charque?

Salga em Salmoura Na produção de charque se usa salmoura e, em seguida, salga seca.

Como é feito a salga?

Salga é um dos métodos mais antigos de conservação de alimentos, vindo mesmo do tempo dos Romanos. Consiste na adição de sal ao alimento, cobrindo-o completamente (em concentração elevada), diminuindo ou impedindo a decomposição do alimento, quer por autólise quer por acção de microrganismos.

Como é feita a salga do queijo?

A salga em salmoura para queijos artesanais consiste na submersão dos queijos em uma solução de água e sal com concentração na faixa de 18 a 20%. Esta condição somada a outros fatores como temperatura de salga e tempo irá permitir a absorção adequada na massa do queijo.