Marcada pelo “mal do século”, apresenta egocentrismo exacerbado, pessimismo, satanismo e atração pela morte. Destacam-se os poetas Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire. Essa geração é conhecida também por Ultra-Romantismo, devido à forte influência byroniana.
O autor romântico tem uma visão idealizada do mundo. A realidade, para ele, é desesperadora. Porém, a pátria, a mulher e o amor são vistos não da forma como são, mas como ele acredita que deveriam ser. ... O amor é espiritual, geralmente inalcançável e a causa de grande sofrimento.
O nacionalismo ufanista, o indianismo e a valorização da natureza são as principais características da primeira geração do Romantismo brasileiro. O Romantismo no Brasil surgiu poucos anos após a independência política, alcançada no ano de 1822.
Gonçalves Dias marcou a literatura nacional com suas obras de caráter indianista. O escritor pertence à primeira fase do Romantismo brasileiro, fase marcada pela idealização dos indígenas e exaltação das paisagens nacionais. Entre as suas principais obras, estão “Canção do Exílio”, “Os Timbiras”, “I-Juca Pirama”.
b. Como sua postura reflete os ideais do Romantismo? Os românticos abandonaram os ideais clássicos, aderindo uma postura de liberdade formal relativa. A métrica e a rima ainda permanecem, mas devem servir para a expressão do indivíduo.
Resposta. Dessa maneira, o nacionalismo é uma característica fundamental da primeira geração do Romantismo brasileiro, sobretudo na poesia, que tradicionalmente é dividida em três diferentes fases. Seu marco inicial foi a publicação de Suspiros Poéticos e Saudades (1836), do escritor Gonçalves de Magalhães (1811-1882).