Enquanto a memória RAM roda os aplicativos instalados no notebook e computador, a memória externa ou de armazenamento (disco rígido, hard disk – HD) guarda essas aplicações e todos os demais conteúdos. Na prática, a memória RAM e o espaço de armazenamento atuam em conjunto.
Para funcionar, a memória virtual utiliza um pedaço do HD. Com isso, ela transfere partes da memória RAM para o disco rígido, viabilizando o acesso a mais memória RAM para a execução de programas.
Basicamente, um processador é uma poderosa máquina de calcular: Ela recebe um determinado volume de dados, orientados em padrão binário 0 e 1 e tem a função de responder a esse volume, processando a informação com base em instruções armazenadas em sua memória interna.
A unidade central de processamento ou CPU (Central Processing Unit), também conhecida como processador, é a parte de um sistema computacional, que realiza as instruções de um programa de computador, para executar a aritmética básica, lógica, e a entrada e saída de dados.
Cada núcleo funciona como se fosse um processador independente. Assim, o número de ações que um computador consegue realizar por pulso de clock é maior. ... Isso não significa, porém, que um processador quad-core de 2 GHz tem o dobro da velocidade de um dual-core de 2 GHz.
Interior de um processador. Quatro núcleos dentro de um único chip. Cada core é uma unidade de processamento separada capaz de lidar com tarefas independentes, mas aumentar a quantidade de núcleos traz somente uma parcela de aumento de desempenho.
Mais núcleos significa mais capacidade multitarefa, ideal para aqueles que ficam com vários aplicativos abertos ao mesmo tempo, enquanto um clock mais alto é melhor para aqueles que querem mais desempenho na tarefa que está sendo executada no momento.
Pois bem, os Intel Core 'KF' não têm qualquer gráfica integrada ativa ou mesmo presente no chip propriamente dito! Em suma, a extensão 'KF', significa que não existe um iGPU nestes processadores.
Pressione Ctrl + Shift + ESC para abrir o Gerenciador de tarefas. Selecione a guia desempenho para ver quantos núcleos e processadores lógicos seu computador tem.
3. Como ativar a DPAT no BIOS
Para fazer isso, pressione a tecla “F10”, mas a tecla específica pode variar dependendo do fabricante da placa-mãe. Depois que o dispositivo reiniciar, a tecnologia “Hyper-Threading” será ativada.
- Bloqueio de PCI - Impede que o Windows realoque recursos de IRQ e E/S no PCI bus. Os recursos de memória e E/S definidos pelo BIOS são preservados.
Nenhum GUI na inicialização - Faz com que não apareçam elementos gráficos na inicialização do sistema, e gera um ganho mínimo de desempenho. Informações sobre inicializção do SO - Faz com que, ao invés de aparecer a telinha de carregando do Windows, apareça em tempo real os elementos sendo carregados pelo Windows.
Modo de Depuração. Inicia o Windows em um modo avançado de solução de problemas destinado a profissionais de TI e administradores de sistema.
Na janela do Executar procure por: msconfig e pressione enter. Nesta nova janela vá até a aba Inicialização do Sistema e clique em Opções Avançadas. Depois desmarque a opção Memória Máxima e clique em ok. ... Clique em Reiniciar e assim que voltar seu computador já estará usando 100% da capacidade de memória.
O que você pode tentar
Como liberar a memória RAM do seu Android e deixar o celular 'voando'?
O problema pode ser verificado nas informações do painel de controle, que mostra a memória utilizável menor do que a instalada na máquina. Felizmente isso pode ser resolvido em poucos passos, melhorando o desempenho de PC's e notebooks sem precisar gastar dinheiro com hardware.