As principais vidrarias utilizadas em laboratórios de química são:
As vidrarias de laboratório são utensílios de vidro usados para análises, separação de misturas, reações e testes. O béquer, o erlenmeyer e o tubo de ensaio são exemplos.
Confira as vidrarias mais utilizadas e suas respectivas funções.
A pipeta volumétrica é a vidraria que apresentou maior precisão. Vidrarias de medidas precisas balão volumétrica, pipeta volumétrica e bureta.
Para uma medição mais precisa temos: Proveta graduada, pipeta graduada, pipeta volumétrica e bureta. Se não for necessária tanta precisão: béquer e Erlenmeyer.
O ajuste correto do menisco é um pré-requisito para uma medição volumétrica exata. No caso de um menisco cônca- vo, o volume deve ser lido no ponto mais baixo do nível do líquido. O ponto mais baixo do menisco deve tocar a borda su- perior da marca de graduação.
Sabe-se que a medição do volume de uma amostra depende do seu estado físico e da sua forma....Podemos afirmar que os aparelhos que podem ser utilizados para efetuar a medição de volumes de materiais líquidos são os seguintes:
Resposta. Resposta: Erlenmeyer, Becker, Balão volumétrico, Balão de fundo redondo, Balão de fundo chato e alguns outros são usados em laboratórios para preparar soluções, aquecê-las e realizar reações em que gases se desprendem. São feitas de vidro temperado, dessa forma aguentam temperaturas muito elevadas.
A pipeta volumétrica, a bureta e o balão volumétrico são as vidrarias que possuem um grau mais elevado de precisão e exatidão quando comparadas com equipamentos como a proveta e a pipeta graduada.
No preparo de soluções as vidrarias utilizadas são a pipeta volumétrica e o balão volumétrico. O balão volumétrico possui um traço de aferição situado no gargalo, que determina o volume de sua capacidade.
Vidrarias de laboratório
O forno mufla consiste basicamente em uma câmara metálica, sendo seu revestimento composto por material refratário. ... Um forno de mufla possui câmaras para aquecimento e combustão separadas, o que significa que as cinzas, gazes e resíduos provenientes da combustão não contaminam o material que está em aquecimento.
A mufla elétrica é uma terminação para cabos elétricos. É o dispositivo que serve para isolar um condutor de eletricidade quando este é conectado a: ... um barramento elétrico (tira grossa de cobre ou alumínio que serve para conduzir a eletricidade dentro de um quadro de distribuição de energia).
Placa de Petri: utilizada para secagem de substâncias. É um recipiente raso com tampa.
Qual é a vidraria mais utilizada no preparo e aferição de volume dessas soluções? Balão de fundo redondo.
Balão de fundo redondo: Utilizado em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo. Balão de fundo chato: Recipiente para conter líquidos ou soluções, é usado em reações com desprendimento de gases. Balão Volumétrico: Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções com quantidades mais precisas.
Caso precise esfregar a vidraria, utilize uma escova própria para vidro, com água quente e sabão, enxaguando abundantemente em água corrente; Para limpar buretas de laboratório, é preciso utilizar sabão e água quente, enxaguando a vidraria em água corrente e repetindo o processo de três a quatro vezes.
Bico de Bunsen – Também conhecido como bunsen. É a fonte de aquecimento mais empregada em laboratório. No entanto não se deve utilizá-lo para aquecer substâncias inflamáveis, para isso, deve-se utilizar uma chapa elétrica. ... Poder ser colocado em contato direto com a chama do bico de Bunsen.
Uma garra (ver figura 1) é um utensílio metálico em forma de mão destinada a segurar peças de laboratório. ... Existe ainda outra garra bastante utilizada em laboratório – a pinça de buretas. A pinça de buretas funciona como uma dupla garra que segura verticalmente uma bureta por meio de molas.
Questão 03 A maioria dos equipamentos e materiais de laboratório são de vidro em função de sua excelente transparência, resistência à mudanças bruscas de temperatura, não manchar, fácil limpeza e facilidade de secagem. O vidro comum não pode ser aquecido pois não resistem às variações de temperatura.
Resposta. (Pipeta Graduada) Tem como finalidade medir e escoar volumes variáveis de líquidos. ... (Proveta) Tem como finalidade medidas aproximadas de volume. (Bureta) Permite o escoamento de volumes precisos de líquidos.
Bastão (ou baqueta) de vidro é um instrumento feito em vidro alcalino, maciço, utilizado em transportes de líquidos e agitação de soluções. ... No transporte de líquidos ele é utilizado para não respingar líquidos fora do recipiente. Geralmente usado em conjunto com o béquer.
Almofariz e Pistilo são utensílios de laboratório que servem para moer pequenas quantidades de amostras, utilizado em laboratórios químicos, farmácias de manipulação e pesquisas.
O suporte universal é constituído por uma base retangular, geralmente em metal, e por um cano vertical. Este suporte, como o próprio nome indica, é usado para todas as montagens ou experiências de laboratório que necessitem que os seus equipamentos fiquem bem seguros em posições elevadas.
O balão volumétrico é um recipiente muito importante nos laboratórios por ser utilizado para preparar líquidos com um volume exato e preciso, geralmente usado quando o volume é maior e outros recipientes não o comportariam, como a pipeta ou a bureta, por exemplo.