Cronotropismo é um efeito que algumas substâncias tem sobre o ritmo cardíaco, fazendo com que ele acelere. É produzido um ritmo cardíaco em condições não-patológicas, em um grupo de células conhecidas como "nódulo sinusal". Estas células possuem uma proteína de membrana denominadas "canais de cálcio".
O Teste ergométrico pode ser associado à realização de exame de Medicina Nuclear (Cintilografia de Perfusão Miocárdica associada ao Teste Ergométrico) e ao Ecocardiograma (Ecocardiografia sob Estresse Físico).
O teste cardiopulmonar ou ergoespirométrico é a associação de um teste ergométrico convencional com a análise do ar espirado pelo paciente, que serve para especificar medidas diretas de parâmetros respiratórios, como consumo de oxigênio, produção de gás carbônico, frequência respiratória e ventilação pulmonar.
O teste cardiopulmonar ou ergoespirométrico é a associação de um teste ergométrico convencional com a análise do ar expirado pelo paciente, que fornece medidas diretas de parâmetros respiratórios, como a capacidade de consumo de oxigênio pelos pulmões (VO2), produção de gás carbônico, frequência respiratória e ...
Você sabe o que é ergoespirometria?
É um teste mais completo, realizado em uma esteira ergométrica ou bicicleta estacionária, com uma máscara facial para a análise gasimétrica. Há o monitoramento constante do paciente, com eletrocardiograma, oxímero de pulso e medição de pressão arterial.
O tradicional critério de avaliação da capacidade cardiorrespiratória é a medida direta do consumo máximo de O2,mas podemos medi-lo indiretamente também, e os resultados são consistentes. Para a avaliação da capacidade cardiorrespiratória os valores de VO2 máx. são expressos com relação ao peso corporal ml (kg.
A validade do exame de eletrocardiograma vai depender da condição clínica de cada paciente. Para exames de rotina em pacientes jovens, a cada 2 anos é um tempo razoável entre os exames.