A calculose renal, como também é chamada, é mais comum entre os 20 e 50 anos, mais frequente entre homens, mas o problema também pode acometer crianças e idosos. Quando os rins filtram o sangue, alguns cristais podem se formar e se juntar, devido a substâncias presentes em excesso na urina, formando os cálculos.
No entanto, para aliviar os sintomas, enquanto ainda não há um diagnóstico conclusivo, o médico pode recomendar remédios de farmácia, como por exemplo:
Em tal situação, a primeira coisa que é recomendada é consumir grandes quantidades de líquido (água ou sucos de fruta com propriedades diuréticas, tais como melancia e abacaxi) para estimular que a pedra se mova e seja eliminada do corpo pela urina.
Sim, é possível eliminar pedras nos rins sem a necessidade de medicação ou cirurgias. As pedras formadas de ácido úrico, por exemplo, podem ser eliminadas através do ajuste adequado na alimentação e utilização de medicações, como o alopurinol, que tem o poder de dissolver as pedras já formadas.
Prevenção